FecharX

Fan Fest BH: expectativa de mais de 21 mil por dia

<p>Evento irá além da transmissão de partidas e shows: outros serviços serão oferecidos aos belo-horizontinos e estrangeiros</p>



Créditos da imagem:
Main esta5
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Pela primeira vez em Belo Horizonte, a Fifa promove a sua Fan Fest oficial durante a Copa do Mundo. O evento, que começa na quinta-feira (12), deve ser realizado até o dia 13 de julho. Além de atrações musicais conhecidas nacionalmente, o Expominas (Av. Amazonas, 6020 ? Gameleira) receberá a missão de apresentar a capital mineira para os estrangeiros e turistas. O local servirá como base para parte da imprensa e torcedores que quiserem celebrar antes e depois de assistir aos jogos no Mineirão. 

Por dia, estão sendo esperadas mais de 21 mil pessoas no Expominas. O Centro de Convenções e Eventos, no bairro Gameleira, está preparado para receber 12h seguidas de festa em um espaço com 16.500 m². Ao todo, cinco telões gigantes serão espalhados dentro dos pavilhões. A maior tela terá 89 m² e será em alta resolução. 

Em caso de lotação máxima, um espaço, fora do ginásio, funcionará como área de espera para receber os torcedores que ficarem ?na fila?, com mais dois telões na área externa. A Fan Fest também contará com gastronomia que evidencia a identidade mineira. Sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o local comercializará produtos típicos da nossa região, como o pão de queijo e o feijão tropeiro. 

Belo Horizonte ainda será premiada como a única cidade do Brasil a receber uma Fan Fest Indoor, ou seja, em local fechado e coberto. ?Nós temos a melhor programação cultural do Brasil. Basta comparar com a grade de artistas de Rio de Janeiro, São Paulo e do Nordeste. Teremos atrações nacionais todos os dias e mais de 40 locais. E o fato de ser indoor traz outro charme. Aqui nós não teremos problema com chuva ou frio?, afirmou o secretário Municipal extraordinário para a Copa, Camillo Fraga. 

Foco também nos estrangeiros

Para dar mais comodidade ao público estrangeiro, o Expominas também terá espaço para consulados de vários países. Os locais serão de responsabilidade das próprias embaixadas. E, seguindo a tabela da Copa do Mundo, as salas serão trocadas, de acordo com os países que estiverem em evidência naquele dia de competição. Um ponto, com informações turísticas sobre Belo Horizonte, também ficará disponível para que os estrangeiros possam se orientar pela cidade. Além disso, grandes fotos de locais importantes de BH serão espalhadas ao longo de todo o Expominas, valorizando a identidade belo-horizontina. 

O público argeliano, por exemplo, foi presenteado com um bônus. Eles poderão acompanhar o jogo entre Bélgica e Argélia no dia 17 de junho, terça-feira, e assistir ao show de uma atração de seu país: o músico El Dey, que será o único artista estrangeiro confirmado na programação oficial. 

Fácil acessibilidade e transporte

Além de oferecer shows, entretenimento e atrações aos torcedores, a Fan Fest servirá como terminal oficial para embarque e desembarque para aqueles que irão assistir aos jogos no Mineirão. Para chegar ao Expominas, mais de 140 linhas de ônibus servirão ao local. 

O metrô também ajudará no transporte de passageiros. Contudo, por questões de segurança, a passarela da Estação Gameleira não ficará aberta nos dias de evento. Ainda assim, quem ainda preferir se deslocar de carro, o local terá um estacionamento privativo com vaga para 1500 veículos, com diárias de R$20,00. Para quem é portador de necessidades especiais, o Expominas está todo adaptado com rampas de acesso aos pavilhões centrais.

ExpominasFanFest2 

Estrutura especial

Para comportar 21 mil torcedores por dia, a Fan Fest oficial de Belo Horizonte contará com um controle de público no local. A organização exibirá um número real de presentes, em um pequeno telão, que ficará na entrada. Saídas de emergência especiais foram colocadas estrategicamente nos setores dos pavilhões. 350 cabines de banheiros ficarão à disposição do público, somando banheiros químicos e da própria estrutura do ginásio. UTIs móveis e um helicóptero ficarão de prontidão em caso de emergência. O local também contará com a atuação da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Eles serão responsáveis pela segurança e revista nos acessos. Ao contrário das partidas nos estádios, a Fan Fest permitirá o uso de aparelhos eletrônicos, tablets e câmeras profissionais. 

O Expominas também servirá como base para a imprensa não credenciada de forma oficial. Haverá um espaço destinado somente para mídia, com 84 estações de trabalho, internet de alta velocidade e uma visão privilegiada dos pavilhões do local, na área dos shows e telões.

Segundo Camillo Fraga, na programação da Copa há dias de jogo sem uma atração musical na Fan Fest. ?Na sexta-feira (13), faremos teste para saber se será válido o funcionamento da Fan Fest sem shows com somente com a transmissão das partidas?, disse Fraga. 

A faixa etária mínima para o público será de 12 anos, acompanhado dos pais. Acima de 16 anos, o acesso estará liberado. 

Para ver a programação oficial, de todos os dias de evento, clique aqui.