FecharX

Com recorde de público, exposição polêmica entra nos últimos dias no Palácio das Artes

A mostra Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina se tornou centro de protestos nos últimos dias



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
16/11/17 às 19:45
Atualizado em 01/02/19 às 19:12


Prefeito Alexandre Kalil (PHS) visitou exposição após polêmica (Adão de Souza/PBH)

As exposições do Programa ArteMinas, da Fundação Clóvis Salgado, estão na reta final. Abertas à visitação desde setembro, esta é a última semana para conferir os trabalhos de Pedro 
Moraleida, Randolpho Lamonier, Desali e Marta Neves nas Galerias do Palácio das Artes. Nesta terceira edição, o ArteMinas celebra a arte de vanguarda produzida em Minas Gerais, a partir do tema não quis o que estava no ar. Até o momento, um total de 38.655 pessoas marcaram presença no Palácio das Artes.

A exposição 
Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina, de Pedro Moraleida, que ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, já recebeu 15.413 visitantes, maior público de 2017 no Palácio das Artes. Com mais de 130 obras, entre esculturas, textos, radiografias, vinhetas musicais, desenhos e pinturas, a exposição destaca a não neutralidade da arte.

As obras de Moraleida se tornaram centro de polêmica na capital mineira. A exposição recebeu protesto de religiosos e até mesmo de políticos, que ameaçaram entrar na Justiça para suspendê-la. O prefeito Alexandre Kalil (PHS) chegou a visitá-la para dar sua chancela. "Não acredito que nenhum homem do século 21 se choque de verdade com o que viu aqui", afirmou, à época.

Vigília
, de Randolpho Lamonier, está em exposição na Galeria Genesco Murta. As obras do jovem artista dialogam com a memória e a afetividade, em variados suportes como pintura, tecelagem, fotografia, vídeo e instalação. Os trabalhos do artista já foram vistos por 8.999 pessoas.

Marta Neves apresenta um resumo de sua trajetória artística em 
Marta Neves – à boca pequena, naturalmente, que já foi visitada por 8.935 pessoas. Elaborando uma escrita que se articula à imagem de modo a produzir enunciados corrosivos, a artista trabalha com a ironia e bom humor em suas obras.

Vulgo. Lembra-se da grande mesa na sala de jantar
, de Desali, reúne obras marcantes da carreira do artista, conhecido por trabalhar com múltiplas linguagens como fotografia, performance, vídeo e desenho. A exposição mescla antigos trabalhos de Desali com obras criadas especialmente para o ArteMinas. O público da exposição soma 5.308 visitantes.