FecharX

Eureka! Estudante de BH é o único brasileiro em competição internacional de ciências

Jovem de 15 anos pode chegar à final após superar mais de 10 mil candidatos



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
30/10/17 às 21:09
Atualizado em 01/02/19 às 19:11


Divulgação/Fabiano Evangelista Martins + Reprodução/YouTube 

BH está muito bem representada em competição internacional de ciências. O belo-horizontino Diogo Afonso Leitão, de 15 anos, é o único brasileiro entre os 30 semifinalistas do Breakthrough Junior Challenge, uma disputa anual com estudantes de todo o mundo criando vídeos divertidos com conceitos científicos.

A competição é organizada pela Fundação do Prêmio Avançado, que conta com a mentoria da Iniciativa Chan Zuckerberg, organização filantrópica presidida por Priscilla Chan, esposa de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Para o desafio, estudantes de todo o mundo, com idade entre 13 e 18 anos, criam vídeos originais que dão vida a um conceito ou a uma teoria das Ciências da Vida, Física ou Matemática.

Ao todo, foram 147 países participantes e mais de 10 mil vídeos. A produção do jovem estudante do Colégio Bernoulli está entre os 30 semifinalistas globais e fala sobre relatividade geral (“O que é gravidade?”). E, para passar para a próxima fase da competição, Diogo precisa ter mais curtidas, compartilhamentos e reações positivas no Facebook oficial do concurso até o dia 2 de novembro.

Após essa fase, uma banca examinadora fará o julgamento dos vídeos que seguirão para a final. O autor do vídeo vencedor receberá uma bolsa de estudos pós-secundários de US$ 250 mil.

Desde os nove anos, Diogo faz vídeos sobre física e matemática em seu canal no Youtube. Hoje, com mais de 36 mil seguidores, o jovem edita e produz seus próprios vídeos. Para ajudar o belo-horizontino é só curtir o vídeo no site oficial da competição.

Confira o vídeo abaixo: