FecharX

Estão abertas inscrições para os Jogos Escolares de Minas Gerais

Municípios têm até dia 11 de março para garantir uma vaga



Créditos da imagem: José Carlos Paiva
Main jemg   jos%c3%a9 carlos paiva
Redação Sou BH
14/02/19 às 13:06
Atualizado em 14/02/19 às 13:35

As inscrições para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) de 2019 já estão abertas. As instituições de ensino público e particular podem matricular os alunos até o dia 11 de março.  O evento é voltado para jovens com idade entre 12 e 17 anos.

O JEMG é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, junto com as áreas da Assistência Social, Trabalho, Direitos Humanos e Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE).           

Para participar o representante municipal deve acessar o site onde estão disponíveis o regulamento geral e os específicos de cada modalidade, além de um passo a passo para as inscrições das cidades e das escolas.              

Os jogos             

As competições são realizadas em três etapas. Na microrregional, de abril a junho, os jogos acontecem em sedes nas áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais e têm duração média de oito semanas. Nela, estão incluídos basquetebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez.    

Os campeões em cada uma dessas modalidades e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, realizada nas seguintes regiões: Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, Central e no Norte de Minas. Esta etapa, que deve ser realizada também em junho, inclui o vôlei de praia e a peteca.             

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual, que no ano passado foi realizada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, golbol, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.            

O JEMG ainda indica o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.