FecharX

Escolas de Samba de BH desfilam na Afonso Pena na terça de carnaval

Levando todo o seu brilho e alegria, as sete escolas disputam um prêmio de R$ 50 mil



Créditos da imagem: Maurício de Souza
Main 123736 desfile escolas de samba
Escolas de Samba invadem a Afonso Pena com muita alegria, cor e samba
Redação Sou BH
13/02/15 às 15:07
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

A terça-feira de carnaval, 17 de fevereiro, reserva muita emoção, cor e samba com o desfile das escolas de samba de Belo Horizonte. Pela segunda vez, as seis escolas de samba da capital esbanjam toda a alegria do carnaval pela Avenida Afonso Pena.

Quem começa é a Canto da Alvorada, que se apresenta com o samba-enredo "País do Pitangui", de Ricardo Barão, que homenageia a cidade de Pitangui, no centro-oeste mineiro, que completa 300 anos em 2015. A escola conta com 750 integrantes em 12 alas, três carros alegóricos e três tripés.

A Força Real é uma das mais novas entre as escolas de Belo Horizonte, e desfila com o enredo "Minas Gerais - De um Sonho Ideal, a um Delírio Real, em Pleno Carnaval", de Thiago Bandeira. Como o próprio nome já denuncia, a escola faz um passeio pelo Estado, apresentando suas riquezas através de uma viagem de trem com a personagem folclórica Sinhá Olympia. Quatrocentos integrantes, 13 alas e 2 carros compoem o desfile da Força Real.

Vinda do Barreiro, a Estrela do Vale chega à Avenida com o samba-enredo "Do Barro ao Ouro, Artesanato Mineiro o Verdadeiro Tesouro", de Eduardo Raimundo Bavose, homenageando os artesãos mineiros, que, vindos de várias partes do Estado, assinaram a festa da escola. A Estrela do Vale conta com 450 integrantes, 14 alas e dois carros alegóricos.

A campeã do ano passado, Acadêmicos de Venda Nova, é a quarta escola a entrar na Afonso Pena. Seu enredo, "Tudo o que Venda Nova Toca Vira Ouro", de Mandruvá, Dona Elisa e Walisson Adriano, fala sobre a história das relações comerciais desde o período das trocas até a forma de comércio atual e lembra o Rei Midas, personagem que tinha o dom de transformar qualquer coisa em ouro com seu toque. Seiscentos integrantes se dividem em 12 alas e quatro carros alegóricos para o desfile.

Já a Imperavi de Ouros traz 430 integrantes, 11 alas e três carros alegóricos para cantarem o samba "Um enredo, Um Fato! Com vocês, O Quatro...", de André Vitoriano e Fabian Costa, que explora todo o misticismo do número quatro.

Quem fecha o desfile deste ano é a Cidade Jardim, que homenageia o apresentador Tutti Maravilha com o enredo "Tutti Maravilha Nós Sambamos com Você", de Domingos do Cavaco, Fabinho do Terreiro, Mandruvá e Vander Lee. Setecentos integrantes, 12 alas e três carros alegóricos garantem o desfile da escola.

O desfile é gratuito e começa às 19h. O julgamento considera a performance da bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e desempenho do mestre-sala e da porta-bandeira. O prêmio para o primeiro lugar é de R$ 50 mil.