FecharX

Escola de BH ensina empreendedorismo para crianças e adolescentes

Programa de aprendizado forma ‘miniempreendedores’. O objetivo é torná-los mais aptos e resilientes para os desafios do dia a dia.



Créditos da imagem: Desirée Miranda
Main empreendedorismo para crian%c3%a7as
Redação Sou BH
16/02/19 às 19:00
Atualizado em 16/02/19 às 19:00

Foco, criatividade e liderança são qualidades comuns nos empreendedores, mas ninguém nasce sabendo tudo isso. Essas características podem ser aprendidas e, quanto mais cedo, melhor. Com essa premissa, uma escola de Belo Horizonte oferece um programa para despertar o empreendedorismo em crianças e jovens de 4 a 18 anos. Afinal, essas competências não são exclusivas para quem vai abrir o próprio negócio, mas importantíssimas para a vida profissional e pessoal de todos.

A capacitação infanto-juvenil é oferecida na capital pela Enterprising UP - Academia de Ideias. Imersos num ambiente dinâmico, os estudantes têm participação ativa nos jogos lúdicos e outras ferramentas motivadoras e prazerosas. A proposta é criar ‘miniempreendedores’ com comportamentos, valores e atitudes de sucesso, além da capacidade de superar obstáculos.

“Quanto mais cedo esse conhecimento for estimulado, maiores as chances do jovem se tornar um bom empreendedor. O objetivo é cumprir esse quesito, pouco explorado nas escolas, complementando o currículo escolar tradicional. Ensinamos que os bons negócios não são apenas uma fonte de riqueza, mas também uma consciência social”, explica Breno Lima, sócio-diretor da empresa.

A carga horária é de duas horas por semana, com turmas em módulos anuais divididos em três estágios (kids, júnior e teen). Nas salas de aula, os mentores observam as potencialidades de cada criança, propondo atividades que desenvolvam essas habilidades.

Em um dos desafios propostos, os grupos têm que lançar um ovo de certa altura, após ‘comprarem’ materiais recicláveis para protegê-lo. Em equipe, eles planejam, veem o que funciona ou não, aprendem com os erros e mudam o processo. O objetivo é despertar o espírito de liderança, as boas relações interpessoais e a resiliência.

As lições têm sido bem absorvidas pelo Felipe Toledo, de nove anos. Segundo os pais, Fábio e Renata, agora o filho observa e avalia melhor as situações do dia a dia, pensa nos riscos, nas consequências e nas pessoas, fazendo escolhas mais conscientes.

“Em certos momentos ele até exagera nas argumentações, mas entendemos que ele está praticando uma nova forma de ver o mundo e se relacionar. Ele demonstra controlar suas frustrações e ter coragem para enfrentar os desafios. O mais legal é que ele tem feito tudo isso dentro da própria realidade, sem perder o sentimento e o comportamento de criança”, contam.

A Enterprising UP tem sede no bairro Santo Antônio, mas também atua em parceria com outras instituições de ensino: Vila Buritis, Escola Americana, Colégio Franciscano Coração de Maria, Sistema Logosófico de Educação e Minas Tênis Clube.