FecharX

Entidades promovem ato contra a homofobia

<p>Evento será realizado na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, no sábado (17)</p>



Créditos da imagem:
Main 1405 homofobia ato manifestacao
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

Com o objetivo de denunciar e combater a violência contra a comunidade LGBT será realizado um ato público no sábado (17), a partir das 14h, na Praça Sete, centro de BH. Com o nome ?17 de Maio ? Dia Internacional de Luta contra a Homofobia?, o evento é realizado por várias entidades que defendem direitos LGBT e direitos humanos.

?No ano passado foram mortas 13 travestis e transexuais na capital mineira. Faltam políticas públicas para essa população na área de segurança, educação e saúde. Elas continuam invisíveis. Essa situação precisa mudar?, afirma Anyky Lima, presidenta do Cellos-MG, uma das entidades que organiza o ato.

São reivindicações principais da iniciativa o fim da violência contra a população LGBT, a despatologização das identidades trans e o fim do machismo e da lesbofobia.  ?Sofremos uma dupla opressão: por sermos mulheres e por sermos lésbicas. Nossa sexualidade é sempre questionada e tratada como fetiche masculino?, explica a estudante Gabriela Lamournier, integrante do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG - NUH. ?Somos donas de nossos corpos e desejos?, defende.

Para o bibliotecário Mateus Uerlei, mestre em Ciência da Informação, militante do Juntos! BH e do Cellos-MG, o ato ganha maior relevância por reunir aproximadamente 30 entidades na organização. ?É uma novidade termos tantos grupos e entidades de Minas e do Brasil na realização do ato. O tema se faz mais do que nunca necessário e urgente. Em 2014, até o dia 27 de abril, já ocorreram 120 assassinatos, ou seja, mais de uma morte por dia. Mesmo assim há uma carência de políticas públicas efetivas de combate a essa violência?, aponta Mateus.