FecharX

Empresa mineira ganha leão de Cannes

<p>Conquista do leão de prata na categoria Design é a primeira de Minas Gerais</p>



Créditos da imagem: Reprodução / Cannes Lyon
Main leao
Reprodução / Cannes Lyon
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:52

Foi divulgada nesta quarta-feira (19) a lista dos vencedores da categoria Design do 60° Cannes Lions e a Greco Design está entre as 10 empresas brasileiras que vão voltar com um leão para casa. A conquista do leão de prata na categoria Design Lions marca mais uma vez o pioneirismo da empresa mineira no festival. Antes disso, o estado tinha em seu histórico um leão de bronze na categoria Outdoor (New 360 em 2011) e outro, também de bronze, na categoria Design (Greco Design em 2012).

No início deste ano, a Greco teve seu diretor de criação e fundador, Gustavo Greco, convidado para ser o primeiro profissional que atua no estado de Minas Gerais a compor o júri de Cannes. Mesmo sem poder votar em seu próprio trabalho, Gustavo Greco ajudou a avaliar 2.373 trabalhos inscritos na categoria, o recorde do festival em todos os tempos e um número 9% maior que em 2012. No Brasil, foram 247 trabalhos inscritos e apenas dez premiados, entre eles a identidade visual da IV Bienal Brasileira de Design: D[esign] + D[iversidade] = B[ienal], criada pela Greco.

Segundo Gustavo Greco, a criação teve como ponto de partida o tema da edição, Diversidade Brasileira. ?Para propor a identidade visual, partimos de questões advindas do tema, como diversidade dos recursos naturais, pluralidade, multiplicidade, produção industrial/artesanal, diferentes ângulos de visão ou abordagem. Era fundamental, portanto, que a marca fosse tão flexível quanto as infinitas possibilidades de manifestações do homem no registro de seu tempo por meio do design?, explica Gustavo.

O resultado foi a criação de uma identidade variável, na qual duas letras ?D? - uma representando o design e a outra, a diversidade - de tipos distintos se alternam, formando sempre um ?B? (de Bienal). Assim, as escolhas tipográficas representam os diversos recortes apresentados nas mostras, como joias, mobilidade, manualidades, mobiliário, indústria, entre outros, enfatizando ainda mais o tema da bienal. Veja aqui o vídeo da bienal.

Confira os vencedores da categoria Design Lions no Brasil:

Ouro ? Loducca ? A Loja Vazia ? Shopping Villa Lobos

Prata ? Ogilvy ? Real Beauty Sketches ? Dove

Prata ? Leo Burnett Tailor Made ? My Blood is black and red ? Hemoba

Prata ? Greco Design (BH) ? Diversity Design Biennial ? Governo do Estado de Minas

Prata ? Paim (RS) ? Oito Endobranding Logo ? Endobranding Logo

Bronze ? Talent Crack Consumes ? PAD

Bronze ? DM9DDB Sound Typeface ? Clube NME Brasil

Bronze ? DM9DDB Censored Tweet ? Anistia Internacional

Bronze ? QG Propaganda ? 47 floors ? Mapfre

Bronze ? Claudio Novaes Design Q Chocolate ? Aquim Gastronomia