FecharX

Emissão da nova carteira de identidade será gratuita

<p>Governo deverá arcar com o valor da 1ª via</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:48

A emissão da 1ª via da nova carteira de identidade será gratuita. Nesta quarta-feira (20), o Senado aprovou o projeto, criado há mais de dois anos pelo governo federal.

Em 2010, o governo anunciou a mudança no documento, que passa a ter um chip com as informações do cidadão, e o custo de R$40 para sua emissão. Entretanto, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), autor do projeto, alegou que o valor era alto para muitos brasileiros.

Para o senador Benedito de Lira (PP-AL), relator do projeto, a modernização do documento proporcionará mais "segurança e eficiência" na identificação do cidadão, mas não acha justo que ele precise pagar pela troca. "Busca-se, por meio desta proposição, fazer com que o Estado arque ao menos com a primeira emissão desse documento", afirmou.

A nova identidade será padronizada. Em todo o país o documento terá dez dígitos (uma sequência de nove números mais um dígito verificador), diferente do modelo tradicional que adota uma numeração diferente em cada estado.

A ideia do governo é trocar todos os documentos - 150 milhões - em até dez anos. Durante esse período, as duas carteiras serão aceitas, pois a substituição ocorrerá aos poucos e dependerá da capacidade do governo de aparelhar os institutos com equipamentos capazes de gerar o documento.