FecharX

Em terra de cachaça, cerveja também é rainha

<p>Feira da cachaça coloca em evidência o sucesso e diversidade da cerveja mineira </p>



Créditos da imagem:
Main 20140523 211238
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

?Chega de aluguel, chega de patrão, o coração no céu, o sol no coração, pra tanta solidão... cerveja cerveja cerveja cerveja cerveja?, já cantava a dupla sertaneja Leandro e Leonardo, em 1997. Se há 17 anos a pedida para encerrar bem o dia já era uma cervejinha, agora os brasileiros têm vivenciado cada vez mais o potencial nacional para a famosa bebida. Prova disso são as 65 cervejarias brasileiras, que concorreram no ?South Beer Cup 2014? - Campeonato Sul Americano de Cervejas, carinhosamente apelidado de ?Libertadores da América da cerveja?.

Com 08 países e 104 cervejarias participantes, o concurso começou na última quarta-feira (21), dentro da programação da Expocachaça, e terá seu resultado divulgado neste sábado (24). Ele apresentou 525 amostras da bebida. Ao todo, 30 estilos de cervejas passarão pelo crivo de 28 jurados, sendo 16 estrangeiros.

Para Luiz Mendes, diretor comercial e representante do Brasilbier, em parceria com o South Beer, o Brasil tem grandes chances de receber muitas medalhas na competição. Isso porque a tecnologia brasileira aliada à diversidade, fazem da cerveja, principalmente a mineira, uma fórmula para o sucesso. ?A cerveja se destaca porque o mineiro gosta muito de criar e testar. Aqui mesmo na Feira está sendo lançada a Caibeerinha: mistura de cerveja com caipirinha, desenvolvida pela AXBeer em parceria com a Krug Bieer,? relata.

Considerada a Bélgica mineira da cerveja, Belo Horizonte se destaca no mercado cervejeiro, justamente por buscar novas fórmulas e sabores para um público cada vez mais exigente. Como explica Fabiano Teixeira, responsável pela AXBeer, o homebrew (cervejeiro caseiro) belo-horizontino é criativo e tem a possibilidade de ?criar na panela?, receitas que às vezes as fábricas não conseguem. O resultado são cervejas mais saborosas e condimentadas, como é o caso da Caibeerinha.

Lançamento na feira
A Caibeerinha (cerveja de caipirinha) mistura uma cerveja de baixa fermentação com limão e um atrativo maior: a cachaça. É o sabor da caipirinha em uma cerveja. ?A aceitação da bebida é muito grande, principalmente por parte do público jovem e feminino, que já tem o hábito de tomar uma cervejinha com limão?, conta Teixeira.

Para Tainá Porfírio, que degustou a bebida, o que mais chama a atenção é o gosto suave e leve da Caibeerinha. ?Não tem aquele gosto forte de cachaça. É doce?, afirma. O fato de ter um teor alcoólico baixo também é atrativo. ?Ela tem alta capacidade de Drinkability, que é a sensação de tomar uma bebida que agrada ao paladar, por causa do limão?, aponta Teixeira.

Expocachaça
Considerada a ?vitrine da cachaça?, a maior feira do setor acontece até este domingo, (25), no Expominas. O evento recebe em paralelo a 8a. Brasilbier e apresenta uma programação repleta de shows, degustações, estandes de cervejas, cachaças, entre outros. Tudo para combinar momentos de lazer com a apreciação das bebidas.