FecharX

Em período de chuva, mapa aponta 1.049 áreas críticas de BH

<p>Nessas áreas podem ocorrer desmoronamentos de casas, escorregamento de encostas, erosões e inundações, além de desprendimentos de rochas</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main chuvas
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

As chuvas de dezembro têm castigado muitos moradores de Belo Horizonte e região metropolitana. Como ainda há previsão de temporais para dezembro e janeiro, é necessário que a população fique atenta.

De acordo com o mapa divulgado pela Companhia Urbanizadora de BH (Urbel), a capital mineira possui 1.049 zonas críticas, onde podem ocorrer desmoronamentos de casas, escorregamento de encostas, erosões e inundações, além de desprendimentos de rochas.

A maioria das áreas com risco de desmoronamentos está concentrada na região do Barreiro, enquanto o maior risco de escorregamento de encostas está na região Centro-Sul de BH. Já as áreas que devem ser mais afetadas por inundações estão nas regiões Norte e Barreiro.

Na última quarta e quinta-feira choveu em BH e região metropolitana o equivalente ao previsto para 10 dias, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis. Os temporais causaram alagamentos, bloqueios nas vias, deslizamentos de encostas, desabamentos de muros e quedas de árvores.

Investimentos

Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a prefeitura de Belo Horizonte já investiu R$ 500 milhões em obras de prevenção e tem ainda mais R$ 500 milhões para novas intervenções na cidade. Entretanto, ele afirma que isso ainda não é suficiente e que o trabalho deve ser realizado ainda por quase uma década. 

Confira o mapa divulgado pela Companhia Urbanizadora de BH (Urbel):

Divulgação/Urbel