FecharX

Em BH, exposição apresenta capacetes de Senna

Cris Guerra, Fernanda Takai e Ronaldo Fraga customizaram peças em mostra especial



Créditos da imagem:
Main cris guerra
Redação Sou BH
26/09/14 às 18:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

2014 é o ano em que o Instituto Ayrton Senna completa 20 anos. E, dentre a série de comemorações realizadas pelo aniversário no Brasil todo, Belo Horizonte ganhou, na noite de terça-feira, (5), a exposição "Senna na Cabeça e no Coração", em cartaz no BH Shopping até dia 24 de agosto.

No centro, um dos capacetes originais do piloto, utilizado em sua última corrida no Brasil, é cercado por outros 20 capacetes, customizados por artistas e personalidades brasileiras. "Belo Horizonte é a terceira cidade em número de fãs do Ayrton Senna. São Paulo vem em primeiro lugar, Rio de Janeiro em segundo e Belo Horizonte em terceiro", explica o curador da exposição, Rodrigo Câmara.

Todas as personalidades escolhidas para customizar os capacetes tiveram total liberdade de criação. A cantora mineira Fernanda Takai utilizou a delicadeza e a simplicidade para concluir seu trabalho. "Não tenho muita habilidade manual. Mas minha inspiração inicial veio do pensamento de que o Senna, mesmo sendo uma pessoa muito arrojada, ele era, ao mesmo tempo, uma pessoa muito delicada, sensível", explica.

Já a blogueira Cris Guerra, contou com a ajuda do filho Francisco, que faz aniversário no mesmo dia em que Ayrton Senna, para criar a arte em seu capacete. "Todas as linhas foram desenhadas por ele e eu achei interessante porque quando ele começou a desenhar, ele pegou uma linha verde e foi rodando pelo capacete como se estivesse num globo terrestre", conta Cris Guerra. "Eu achei bacana porque depois o desenho se transformou e foi como se fosse o circuito mesmo que o Senna percorreu", completa.

A ação foi apadrinhada por um grupo de empresários e o valor arrecadado será destinado ao Instituto Ayrton Senna. "O Senna continua fazendo muita coisa. E isso ensina que tudo que a gente faz aqui tem uma continuidade. Ele continua sendo um grande exemplo e continua realizando grandes coisas", opina Fernanda Takai.