FecharX

Bora fazer boas ações no Natal? Conheça e indique instituições em BH que precisam de ajuda

Confira a lista colaborativa do Sou BH de instituições sociais na capital mineira



Créditos da imagem: Antonio Benvindo
Main 195428 centro infantil lardosmeninos antoniobenvindo
Centro infantil do Lar dos Meninos de São Vicente de Paula
Redação Sou BH
15/12/17 às 17:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Nada melhor do que aproveitar o clima de Natal para fazer gestos nobres, não é mesmo?! Uma simples ação para alguns pode resultar em uma felicidade imensurável para outros. Pensando em conectar quem deseja fazer o bem com aqueles que precisam de ajuda, foi criada a campanha #EuNoel. O SouBH reunirá nesta publicação uma lista colaborativa com instituições, entidades e mesmo grupos de pessoas que procuram colaboração para fazer um Natal iluminado.

A ideia é simples. Até o dia 25 de dezembro, vamos aumentar esta lista com sugestões dos leitores. E todos os dias, a partir do dia 1º de dezembro, será publicada no 
Facebook do SouBH uma reportagem especial sobre uma instituição (ou ação ou entidade etc.). Se você conhece alguma, sugira e colabore para que a campanha se transforme em uma grande corrente de amor e ajuda ao próximo.

Criada em 1940, a LBV é nacionalmente conhecida pelo trabalho para melhorar a qualidade de vida das populações menos favorecidas no Brasil. Para essa época do ano, a entidade criou a campanha "Natal Permanente da LBV - Jesus, o Pão Nosso de cada dia" com o objetivo de oferecer um Natal digno e feliz a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. 

A ação deste ano, de acordo com os organizadores, pretende arrecadar um milhão de quilos de alimentos não perecíveis para compor as cestas que serão entregues a 50 mil famílias atendidas pelos programas socioeducacionais da LBV e as apoiadas por organizações parceiras da instituição no Brasil. Para saber como ajudar, clique aqui.

Sediada em Contagem, a casa abriga 60 crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral e busca doações para abrir uma nova ala e aumentar a capacidade de assistência. Saiba como doar.

Oitenta pessoas com câncer, crianças e adultos, de 1 a 90 anos, são assistidas pela CAPEC. Os pacientes e seus familiares contam com alimentação e com o custeio dos gastos com transporte para as rotinas de saúde. Saiba como contribuir.

A principal forma de arrecadação do Núcleo é através de eventos beneficentes realizados pelos próprios doadores. A casa assiste, atualmente, 136 pessoas, 87 pessoas com paralisia cerebral e 49 idosos necessitados. Clique e saiba como ajudar.

A instituição, localizada em Ribeirão das Neves, acolhe jovens em situação social vulnerável e oferece formação escolar, cultural e esportiva. Qualquer pessoa pode ajudar com diversas quantias em dinheiro ou materiais como livros, material escola ou de construção, brinquedos entre outros. Acesse o site.

Há dez anos, o Centro Mineiro de Reabilitação Auditiva (Cemear) ampara pessoas carentes com deficiência auditiva em Belo Horizonte e região metropolitana. O trabalho da instituição é disponibilizar recursos diagnósticos e terapêuticos para a devida (re)habilitação do paciente. Faça sua doação.

A instituição filantrópica com 73 anos de história realiza atendimentos humanizados para pacientes de todo estado. O hospital recebe e conta com diversos tipos de ajuda seja de tempo, dinheiro, carinho ou amor através da rede Amigos do Baleia. Para se tornar voluntário, entre em contato com a Rede de Amigos do Hospital da Baleia pelo telefone (31) 3489-1653. 

A Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa (ABET) cuida de crianças portadoras de doenças crônicas raras, como a esclerose tuberosa, doença sem cura que causa tumores nos órgãos vitais. A ABET possui uma equipe capacitada de médicos de diferentes áreas como psicologia, neurologia, pediatria, fonoaudiologia e fisioterapia.

A instituição precisa constantemente de ajuda financeira para custear os médicos e serviços que mantêm a casa em funcionamento. Você pode doar qualquer quantia por débito automático na conta de luz, boleto bancário, cartão de crédito, depósito em conta ou por meio de apadrinhamento. Acesse o site da ABET e veja como ajudar. 

Fundado em 2010, o Instituto Adotar incentiva a adoção tardia, principalmente de crianças negras e pardas. O objetivo é quebrar preconceitos na sociedade e amparar o crescimento de crianças em diversos abrigos de BH, Contagem, Lagoa Santa, Ibirité, Sabará, Vespasiano entre outras cidades. Ajude com sua doação!