FecharX

Dia da Consciência Negra, 20 de novembro

Em algumas cidades do país é feriado



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 124201 antonio parreiras   zumbi 2
Pintura de Antônio Parreiras do líder Zumbi dos Palmares
Redação Sou BH
20/11/14 às 13:46
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

Hoje é o Dia da Consciência Negra e dia da morte de Zumbi dos Palmares líder do Quilombo dos Palmares que ficava na região de Alagoas e Pernambuco. O líder do quilombo foi assassinado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1695.

O objetivo desta data é lembrar o período da escravidão e sensibilizar a população atual sobre os males que este tipo de ação provoca numa sociedade. Entidades como o Movimento Negro, a maior da causa negra no país, organizam palestras, exposições, e eventos educativos com o fim de exterminar o auto preconceito, ou seja, o complexo de inferioridade que ainda é muito intenso entre os negros.

Temas como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, políticas de discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, beleza, moda e orgulho negro são debatidos a exaustão nesta data.

Manaus, São Paulo, Goiânia, Betim, Juiz de Fora, João Pessoa, Londrina, Rio de Janeiro e Florianópolis, são alguns dos municípios onde é feriado no dia da Consciência Negra.

O artista plástico e grafiteiro Puga Menezes fez uma bela homenagem em seu facebook, onde recriou fotos de negros na época da escravidão. Confira.