FecharX

Descobrindo como #BHPedala

Movimento Nossa BH e BH em Ciclo - Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte lançam pesquisa para descobrir mais sobre o uso da bicicleta em BH



Créditos da imagem: Gabriel Caram
Main 193459 descobrindo como bh pedala
Pesquisa poderá ser respondida até o dia 8 de maio
Redação Sou BH
10/04/15 às 20:18
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

Uma iniciativa do Movimento Nossa BH e da BH em Ciclo - Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizontecom o apoio de mais de 25 instituições quer, descobrir como "#BHPedala". Para isso, foi elaborado uma pesquisa que visa levantar dados sobre o uso da bicicleta em Belo Horizonte. 

O questionário é rápido de ser respondido, em média 9 minutos para ser concluído, e dará inicio a uma ação para compreender melhor como os ciclistas vêem a política de ciclo mobilidade em BH, saber as estruturas cicloviárias que as pessoas preferem, entender as demandas gerais dos ciclistas belo-horizontinos, avaliar o que os ciclistas acham das estruturas oferecidas na cidade, além de obter mais informações sobre o perfil desses ciclistas e seus deslocamentos.

A iniciativa parte da certeza de que a capital mineira tem potencial para ir muito além do atual uso da bicicleta como modo de transporte, por isso, cria uma base de dados para subsidiar as ações dos gestores e da sociedade civil e, sobretudo, as ações conjuntas em prol do assunto. Com os dados coletados pela pesquisa será possível subsidiar o planejamento e a execução de ações, a fim de promover o uso desse meio de locomoção não poluente e saudável e ajudar a transformar a cidade em um espaço mais sustentável.

O questionário está disponível no link bhemciclo.org/form-bhpedala até o dia 8 de maio, data em que a Bike Anjo promove a ação "Dia de Bike ao Trabalho", incentivando as pessoas a adotarem a bicicleta como meio de transporte.

Iniciativas

As pessoas estão adotando cada vez mais o uso da bicicleta como meio de transporte e algumas iniciativas contribuem para que esse meio de locomoção seja cada vez mais uma realidade em BH. O Espaço Aberto Pierrot Lunar, por exemplo, anunciou que quem for até o local assistir o espetáculo "Atrás dos Olhos das Meninas Sérias", e utilizar a bicicleta para chegar até lá, ganha 50% de desconto no valor do ingresso. 

Os incentivos não param por ai. Os fãs do músico Makely Ka, que se apresenta no Teatro Bradesco, dia 24 de abril, poderão assistir ao show de graça por aderirem ao uso da bicicleta como forma de mobilidade urbana sustentável. Quem for de bicicleta, ganha o ingresso. Será montado até um bicicletário no local.