Passageiros do metrô de BH podem acionar segurança por WhatsApp em caso de assédio
Linha de segurança alerta a central das estações sobre ocorrências em tempo real
Reprodução/CBTU
Com a repercussão de casos de
assédio em transportes públicos do país, a Companhia Brasileira de Trens
Urbanos (CBTU) mantém um sistema que visa a segurança dos usuários do metrô em BH.
Utilizando o SMS Denúncia do Metrô, os belo-horizontinos podem enviar mensagens
para a companhia alertando a segurança da próxima estação sobre ocorrências em tempo
real. O telefone disponível é o (31) 9 9999-1108.
Desde o início de seu funcionamento no fim de 2016, o telefone é utilizado cerca de 160 vezes por mês pelos usuários do transporte. A linha de denúncia pode ser acionada para qualquer infração ocorrida dentro do metrô. Segundo a assessoria da CBTU, as ocorrências mais comuns registradas envolvem a ação de pedintes, presença de camelôs, vandalismo, importunação ofensiva ao pudor, furtos, ocorrências envolvendo pedestres na via e a ação de torcidas organizadas.
Como funciona?
Os usuários que sofrerem ou presenciarem algum tipo de infração durante a viagem no transporte, podem enviar uma mensagem de texto, utilizar o WhatsApp ou efetuar uma ligação para o número da CBTU descrevendo o ocorrido, as características físicas do infrator e em qual vagão a situação aconteceu. A central da companhia irá acompanhar o carro que foi sinalizado pelo sistema interno de vigilância.
Em paralelo, a central notificará as equipes de segurança da estação mais próxima, que ficarão de prontidão para a abordagem dos envolvidos. Se o caso precisar, o próximo passo da CBTU é notificar a Polícia Militar sobre a ocorrência e aguardar a chegada dos policiais.
Outras medidas de segurança
A criação de um vagão exclusivo para mulheres no metrô da capital virou lei em outubro do ano passado (leia o texto na íntegra). Adequando-se à legislação municipal, a companhia reserva o segundo carro de cada composição para mulheres.
Em funcionamento desde novembro, o vagão exclusivo está disponível de segunda a sexta, das 6h30 às 8h30, e das 17h às 19h, exceto em feriados. De acordo com a CBTU, o impacto da criação do vagão foi positivo, mas a colaboração de todos é essencial para manter a segurança e o respeito aos direitos dos usuários.
Atualmente, o metrô de BH conta com mais de 400 agentes de segurança, câmeras de vigilância em trens e estações e ações de conscientização da população.