FecharX

Mulheres poderão fazer aulas de defesa pessoal gratuitamente em março

A Federação Sul Americana de Krav Maga vai oferecer um mês gratuito com aulas temáticas para mulheres



Créditos da imagem: Divulgação/FSAKM-MG
Main 154051 divulg fmkm1
Redação Sou BH
01/03/18 às 16:49
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Federação Sul Americana de Krav Maga lançou uma campanha para incentivar as mulheres a aprender técnicas de proteção individual. Durante todo o mês, as interessadas em conhecer a arte e vivenciar o mundo do Krav Maga terão a oportunidade de fazer aulas gratuitas de defesa pessoal em uma programação especialmente voltada para a segurança delas. A ação ocorrerá simultaneamente em todas as unidades da Federação no Brasil e na América Latina.

Além da programação feminina, as academias de Krav Maga filiadas à federação vão oferecer um desconto de 50% na mensalidade para novas matrículas de homens no mês de março. 

Quem quiser participar, pode comparecer a uma das academias listadas, se inscrever e participar das aulas, que, especialmente no mês de março, vão abordar a defesa em situações específicas, além de introduzir as técnicas do Krav Maga. “Mesmo contra agressores maiores e mais fortes, o Krav Maga ensina técnicas valiosas para preservar a própria vida em situações de violência extrema", explica Beny Schickler, instrutor-chefe da Federação Sul Americana de Krav Maga em Minas Gerais.

Proteção necessária

Segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança, em 2016, 503 mulheres brasileiras foram vítimas de agressão física a cada hora. Em 61% dos casos, o agressor era um conhecido; em 19% das vezes, eram companheiros atuais das vítimas. “Aprender técnicas de Krav Maga não resolve o problema da violência mas, a partir do momento em que a mulher se torna mais consciente e mais preparada para superar obstáculos físicos e mentais, ela muda totalmente a sua postura frente à vida e a um possível agressor”, destaca Beny Schinckler.

Cada aula do mês de março terá um tema específico do dia a dia e será independente, proporcionando às participantes a opção pelo tema de sua preferência ou fazer todas as aulas, em uma imersão completa nas principais técnicas do Krav Maga. Os temas abrangem técnicas que as ajudarão a antever possíveis ataques e a se defenderem de diversos tipos de agressões.

Esta não é a primeira ação deste tipo que a Federação realiza. Todos os anos a FSAKM presenteia as mulheres com cursos de 4 horas de duração ensinando as defesas para os ataques mais comuns contra a mulher. Em 2017, foram mais de 10 mil mulheres treinando em mais de 200 turmas em 19 estados brasileiros e nas capitais da Argentina e México.

Prática de vida

O Krav Maga surgiu na década de 1940, em Israel, em um contexto de guerras e violência extrema. A partir da necessidade de sobreviver ao horror, Imi Lichtenfeld criou técnicas de luta pela vida utilizando as únicas ferramentas que tinha no momento, o corpo e a mente. No pós-guerra, o Krav Maga se tornou a filosofia de defesa adotada pelo Tzahal, serviço militar israelense, polícia e serviço secreto. No Brasil, a arte chegou na década de 1990, trazida pelo único representante da modalidade na América do Sul à época, Mestre Kobi Lichtestein.

Somente em 1996 o Krav Maga chegou a Minas Gerais. A primeira turma de 15 alunos se multiplicou e hoje 37 academias no Estado oferecem os ensinamentos da arte, 25 delas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O presidente da Federação Sul-Americana de Krav Maga em Minas Gerais, Rafi Green, explica os quatro princípios fundamentais da arte de defesa pessoal, que passam a fazer parte da filosofia de vida de quem pratica.

“Desenvolvemos nos alunos a coragem para enfrentar obstáculos, independentemente da dimensão deles; o equilíbrio para controlar as emoções e não permitir que o medo impeça a ação; a paciência, que reflete em uma mudança de postura em relação a si próprio e acontece gradativamente; e o respeito a si e ao próximo, mesmo que ele seja um inimigo. Tudo isso, aliado ao domínio do corpo e da força, deixa o aluno em condições de se defender em situações de extremo risco”, detalha.

A lista completa de todas as academias que oferecem aulas de Krav Maga no Estado pode ser consultada no site oficial da Federação Sul-Americana de Krav Maga em Minas Gerais: www.kravmagaminasgerais.com.br ou pelo telefone (31) 99198-1903.​