FecharX

Cursos de Fotografia em BH

Cursos de Fotografia em BH Saiba onde aprender a arte de fotografar na capital mineira



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main fotografia charles 20140821151235
Alunos em curso de fotografia no Estúdio Metrópole
Redação Sou BH
21/08/14 às 15:12
Atualizado em 01/02/19 às 19:29

Para ser um bom fotógrafo é preciso, antes de tudo, saber olhar o mundo ao redor. Além de registrar e guardar momentos, a fotografia é também um exercício de percepção e, algumas escolas em Belo Horizonte, se especializam em aprimorar o olhar dos alunos e ensinar as técnicas da fotografia, como o Estúdio Metrópole, localizado no centro da capital.

Fundado em 2012 pelo casal Lígia e Charles Tôrres, o estúdio oferece cursos completos de Fotografia com duração de três meses e aulas três vezes por semana. “Metade do nosso curso é técnica e a outra metade é olhar fotográfico”, conta o fotógrafo e professor Charles Tôrres, responsável pela parte técnica do curso, enquanto Lígia comanda os projetos finais e as aulas do olhar fotográfico e parte artística.

No curso, de início, o aluno se envolve com o básico da Fotografia: luz, abertura, velocidade, ISO (tipo de ajuste de câmera), lentes, equipamentos, além de descobrir um pouco da história da Fotografia e onde tudo começou. Aos sábados, as turmas se reúnem em aulas práticas e externas, colocando a mão na massa, tendo como base os ensinamentos semanais. “São nas aulas práticas que conseguimos mostrar ao aluno que o convencional pode ser diferente”, avalia Ligia. Normalmente, as aulas práticas acontecem em ambientes abertos, como praças, parques e até em cidades vizinhas, como Ouro Preto.

Ao final do curso, os alunos têm a oportunidade de expor seus trabalhos, em uma mostra fotográfica organizada com os projetos desenvolvidos ao longo dos três meses. “O momento áureo do curso é a exposição. Todo mundo fica muito triste porque o curso está acabando. As turmas formam um elo muito bacana, ficam muito amigos e a exposição é como se fosse uma coroação do curso”, completa Charles.

Para saber mais sobre os cursos, o estúdio possui um site com horários, valores e todas as informações necessárias. É possível entrar em contato também pelos telefones (31) 3643-2476 ou (31) 8901-3526.

Com a mesma linha, a Escola de Imagem oferece ao aluno diversas modalidades de curso, sendo os mais procurados o curso básico, de curta duração, e o curso completo, que dura cerca de um ano e abrange as principais áreas da fotografia e tratamento de imagens. “Nós contamos com uma estrutura física para dar suporte ao conhecimento de todas as áreas da Fotografia. Todos os cursos incentivam a experimentação, não sobrecarregando o aluno com teorias”, garante o fotógrafo e coordenador de cursos da escola, Henrique Ribas.

Os cursos possuem aulas práticas em locais abertos, como a Praça da Liberdade, Inhotim, Parque das Mangabeiras, entre outros. “As aulas podem acontecer em nosso estúdio fotográfico e laboratório de informática, proporcionando o contato real com o tema proposto”, completa Henrique.

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a Escola de Imagem podem acessar o site, ou entrar em contato pelo telefone (31) 3264-6262.