FecharX

Cultura cigana é reconhecida como Patrimônio Cultural de BH

Abertura foi feita nesta quarta-feira (15), pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município



Créditos da imagem: SMADC
Main 143314 associacao guiemos kalon smadc
Acampamento Kalon mantém diversas manifestações culturais típicas
Redação Sou BH
17/10/14 às 19:46
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

Na quarta-feira (15), a Fundação Municipal de Cultura deu início ao processo de Registro Imaterial da Cultura Cigana em BH, reconhecendo-a como Patrimônio Cultural da capital mineira. O processo teve início com a solicitação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR) à FMC, visando regularizar os acampamentos dos ciganos Kalon, nos bairros São Gabriel e Céu Azul.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, a riqueza cultural dos ciganos na cidade merece ser melhor reconhecida. “O registro desta cultura como Patrimônio Imaterial é importante do ponto de vista de uma política mais ampla de ação afirmativa destas comunidades, visando combater um histórico de discriminação e de ocultamento”, completa.

Os ciganos Kalon, situados em BH, mantém diversas manifestações culturais típicas, expressas na organização espacial dos acampamentos, na ornamentação e distribuição interna das tendas, nas vestimentas, nas festividades e na língua que mescla o português com um dialeto característico. O levantamento da CPIR também mostra que os acampamentos em São Gabriel e no Céu Azul consistem em referências para a vizinhança, que se mostra favorável à permanência dos mesmos no local.

A partir da abertura de Registro Imaterial, a Fundação Municipal de Cultura realizará novas pesquisas, visando descobrir outros acampamentos ciganos na cidade para incluí-los no processo. A intenção é que seja criado um inventário da cultura cigana na capital para que, a partir dele, possam ser identificadas todas as formas de expressão, saberes, celebrações e/ou lugares relativos à cultura cigana que são merecedores de proteção por registro imaterial.