FecharX

Corredor cultural da Praça da Estação ganha novo espaço de fomento à cultura

O prédio vai abrigar algumas atividades das escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologias do Espetáculo, entre outras



Créditos da imagem: Paulo Lacerda/FCS
Main 225528 cefart
Redação Sou BH
17/12/17 às 23:00
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

Belo Horizonte agora tem um novo espaço para fomentar a formação em arte e cultura. Foi apresentada na sexta-feira (15) a nova unidade do Centro de Formação Artística e Tecnológica da FCS (Cefart): O Cefart Andradas.

Localizado em um espaço privilegiado na avenida dos Andradas, ao lado da Serraria Souza Pinto e próximo ao Parque Municipal e à Praça da Estação, o prédio vai abrigar algumas atividades das escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologias do Espetáculo, entre outras, que compõem a atual matriz curricular do Centro de Formação.

O espaço 
vai funcionar em um espaço diferenciado. A proposta é que, com a reforma arquitetônica, o local esteja ainda mais integrado ao corredor cultural da Praça da Estação. O prédio possui 3.300 m², distribuídos em quatro andares que, com as futuras readequações, serão utilizados como sala de aula, estúdios de dança e espaço para ensaios.

Além de abrigar as escolas de formação artística e de tecnologia do espetáculo do Cefart, o espaço, também será a nova sede do Centro Técnico de Produção – CTP, da Fundação Clóvis Salgado. O local, que atualmente funciona em Sabará, é responsável pela produção de cenários, figurinos e adereços para as óperas e outras produções da FCS.

De acordo com Vilmar Souza, diretor do Centro de Formação, a vinda do CTP para o Cefart Andradas vai integrar ainda mais o espaço. “Nossos alunos, principalmente aqueles que cursam disciplinas de Tecnologia do Espetáculo, poderão compreender ainda mais o complexo processo de produção e criação cênicas”, pontua.

Conjunto Serraria Souza Pinto

O presidente da FCS, Augusto Nunes-Filho, pontuou que a futura inauguração do Cefart Andradas fortalece, ainda mais, a própria Fundação Clóvis Salgado que, por meio dessa iniciativa, ganha destaque no cenário do fomento artístico e cultural. Para Augusto Nunes-Filho, o Cefart Andradas é um importante marco da atual administração. “Além de atender a antigas demandas dos próprios alunos, esse espaço vai potencializar nossa produção artística em diferentes linguagens”, comemora.

Para Angelo Oswaldo, o novo prédio se integra ao conjunto arquitetônico da Serraria Souza Pinto, outro espaço administrado pela FCS. “Com a inauguração do Cefart Andradas, e consequentemente, o início das atividades, o Governo do Estado vai fomentar ainda mais a arte e a cultura por diferentes pontos de Belo Horizonte, criando, assim, um espaço diverso, democrático e fundamental para a circulação artística em nossa cidade”, destacou o secretário.

O processo de aquisição do espaço se prolongou por dois anos, período em que houve uma série de pesquisas, negociações, decisões e encaminhamentos. De acordo com Ana Paula Oliveira, da Seplag, a entrega do espaço “simboliza todo o empenho do Governo de Minas Gerais para fortalecer a cultura e a educação no Estado”. 

Da Agência Minas