FecharX

Copasa descarta racionamento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte

A presidente da Copasa, Sinara Meireles, confirmou que Belo Horizonte não passará por racionamento de água em 2015



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 132345 falta de agua
Redação Sou BH
11/08/15 às 13:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

A presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles, confirmou nesta segunda-feira (10) que a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte não passará por racionamento de água neste ano. A sobretaxa, espécie de multa para o consumidor que gastar mais do que o previsto, já havia sido descartada pela empresa em junho.

De acordo com a presidente, a economia de 13,4% no consumo de água feita pela população, média atingida no período de janeiro a julho deste ano foi um dos fatores decisivos para que a medida fosse evitada. Ainda segundo Sinara, as chuvas de maio e junho também colaboraram.

"A resposta da população ao chamado da Copasa para o consumo consciente foi imediata e extremamente positiva. Hoje, depois de seis meses, podemos anunciar que os esforços não foram em vão. Baseado em dados técnicos e, principalmente, no esforço de economia feito pelos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, podemos afirmar: não haverá racionamento de água. O Governo de Minas Gerais, a Copasa e a população estão vencendo a crise hídrica", afirmou.

Apesar do otimismo quanto ao nível dos reservatórios, a Copasa e o governo de Minas continuarão com a campanha de conscientização para a redução no consumo de água. Em julho, a economia atingiu 10,3%, a menor em relação aos últimos meses. A média entre fevereiro e junho foi de 14,2%. Já a maior foi registrada em março, quando 16% foi poupado em relação ao ano passado. "Não é hora de relaxar. Até setembro será importante que a economia continue", ressaltou.

Segundo os dados atualizados da companhia, caso a economia feita pela população se mantenha e os índices pluviométricos sejam os mesmos do ano passado, entre agosto e novembro, o Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da RMBH, chegará em dezembro com cerca de 20% de sua capacidade - ou seja, com um volume de água suficiente para abastecer a população até a conclusão das obras no Sistema Paraopeba.

Em janeiro, quando anunciou medidas para a população reduzir o consumo de água, a Copasa estipulou uma meta de 30% de economia por mês para evitar o racionamento. Mesmo não atingindo o valor pedido, a empresa informou que o maior volume de chuva entre janeiro e junho – 55% a mais –, em relação ao mesmo período do ano passado, deu uma margem de segurança aos reservatórios.

Garantia de abastecimento

Em dezembro deste ano, o Governo de Minas vai inaugurar uma obra para bombear 5.000 litros de água por segundo do Rio Paraopeba, em Brumadinho, para a Estação de Tratamento do Rio Manso, que pertence ao Sistema Paraopeba.

A intervenção vai viabilizar a distribuição de água para a população da RMBH enquanto os reservatórios do Sistema Paraopeba serão poupados, o que permitirá o armazenamento de água para o período seco. Essa obra, iniciada em junho, foi planejada para garantir o abastecimento de água para os moradores da RMBH para os próximos anos.

Histórico

O Governo de Minas Gerais e a população da RMBH foram surpreendidos no começo de 2015 com a informação do risco real de desabastecimento de água. Na ocasião, o Sistema Paraopeba operava com apenas 30% de sua capacidade.

As projeções técnicas indicavam que, naquele ritmo, mantendo-se as condições pluviométricas e o consumo do ano anterior, os reservatórios chegariam em julho com 3% de sua capacidade.

O racionamento só poderia ser evitado com economia de água, planejamento, transparência, obras e com chuvas mais significativas do que as ocorridas no ano anterior.

Desde então, uma série de medidas foi colocada em prática pela Copasa, o que diminuiu em 56% o tempo para correção de vazamentos de água em Belo Horizonte.

A Copasa efetuou ainda obras que aumentaram em 400 litros por segundo a capacidade de transferência da água produzida pelo Sistema Rio das Velhas para a área atendida pelo Sistema Paraopeba, o suficiente para abastecer uma população de 746 mil habitantes.

Por fim, em 2015, choveu mais que em 2014. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que a precipitação até julho de 2015 alcançou 798,6 mm, quantidade 55% superior ao mesmo período de 2014, que foi de 516,0 mm.

Fonte: Portal Itatiaia