FecharX

Conheça a bebê de BH que nasceu com uma mecha branca no cabelo e conquistou a web

O nome da pequena é Mayah e o seu ensaio fotográfico virou o assunto da semana



Créditos da imagem: Paula Beltrão
Main 220414 bb2
Redação Sou BH
17/12/18 às 12:05
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Por Júlia Alves

Você deve ter visto nos últimos dias a foto de uma recém-nascida com uma mecha branca em meio aos cabelos pretos circulando pela internet. Além da fofura extrema, claro, a imagem chamou a atenção de muita gente que ficou curiosa sobre a causa da mecha diferente. O nome da pequena é Mayah e o seu ensaio fotográfico virou o assunto da semana por sua condição genética rara: o piebaldismo.

Mayah é uma belo-horizontina de 24 dias que conquistou a web. Com sua característica bem diferente, a pequena ganhou o coração de todos após a doula do seu parto postar uma imagem da recém-nascida. Porém, tudo estourou mesmo com o ensaio newborn feito pela fotógrafa Paula Beltrão.

“Minha doula postou uma foto da Mayah no Facebook, a imagem repercutiu bastante. Mas foi o ensaio da Paula que bombou mesmo. Ela foi registrar meu parto e acabou apaixonada pela Mayah e resolveu me dar de presente o ensaio”, conta a publicitária e promotora de eventos Talyta Youssef, mãe-coruja da pequena Mayah.

Segundo Talyta, sua filha já fazia sucesso no hospital onde nasceu. A equipe que acompanhou o parto ficou muito curiosa com a bebê desde o começo e fez questão de visita-la algumas vezes no quarto.

Mas o que é o piebaldismo?

Uma alteração genética hereditária. As mechas despigmentadas não são nada mais que uma herança passada na família de Talyta. “Minha avô tinha e minha mãe também. Eu tenho três irmãos e nenhum deles teve, apenas eu. Por isso, tinha a possibilidade da Mayah ter também”, conta a publicitária. Talyta ainda conta que tem algumas manchas nas pernas e nos braços, além de, como a filha, a mecha branca no cabelo. Porém, como o cabelo da filha é mais escuro, o feixe de cabelo mais claro se destaca.

O importante, para Talyta, é que as pessoas entendam que não é uma doença e muito menos contagioso. Por isso, ela e o marido Maycon Oliveira estão dispostos a mostrar para a pequena Mayah o quanto ela é especial e única. “Crianças podem ser cruéis. Eu sofri bullying quando mais nova e não só crianças me abordavam de forma negativa. Mas para a Mayah a abordagem foi completamente diferente. Ela vai crescer em um momento diferente, ela vai ter o apoio dos pais e estamos tendo a oportunidade de explicar o que é o piebaldismo”, conta a mamãe.


Foto: Paula Beltrão

A repercussão

Para Talyta toda a repercussão foi um choque. Ela não esperava que o ensaio de sua pequena virasse uma sensação na internet. Mas para a publicitária foi extremamente positivo, principalmente pelas pessoas que compartilham das mesmas características que ela e a filha.

“Foi um susto positivo, porque a gente está podendo falar sobre algo tão comum para a gente, mas que ainda trouxe um certo choque para os outros. Isso tudo está ajudando a naturalizar a situação. Foi muito gratificante também pela quantidade de pessoas com outras alterações ou mesmo o piebaldismo que nos abordaram e se sentiram apoiados, que viram que não estão sozinhos”, afirma.  Para Talyta, isso é o mais especial, compartilhar informação e empatia pela dificuldade que a condição pode gerar e espalhar uma mensagem de amor.

E a fama da pequena Mayah está cada vez maior. Ocupada com entrevistas e os cuidados com a recém-nascida, que é a prioridade, claro, Talyta afirma que tem recebido inúmeras mensagens, segundo ela já passam das seis mil. Muitos também mandam fotos, contando seus casos com a alteração genética. Segundo a publicitária, tem gente de vários cantos do país procurando conhecer a pequena, desde de pessoas de Maceió, em Alagoas, até Fortaleza, no Ceará.