FecharX

Congresso Mineiro de Municípios começa na terça

<p>Evento irá discutir as manifestações populares que ganharam as ruas no ano passado</p>



Créditos da imagem:
Main 0205 expominas congresso municipios
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:31

A Associação Mineira de Municípios (AMM) promove nos dias 6, 7 e 8 de maio no Expominas (Av. Amazonas, 6020 - Gameleira), em Belo Horizonte, o 31º Congresso Mineiro de Municípios. Com o tema ?Federação e o pacto das ruas?, o Congresso irá debater as mobilizações populares que ganharam as ruas em junho do ano passado.

O evento irá reunir gestores públicos, empresários e sociedade para promover o debate e a troca de ideias sobre temas relacionados às perspectivas do país em todos os setores ligados à administração pública e melhoria do atendimento à população. Durante os três dias do evento, palestras e conferências com grandes nomes do cenário nacional vão possibilitar a ampliação do conhecimento e qualificação dos gestores.

Para o Presidente da AMM, Antonio Carlos Andrada, essa edição do Congresso será vital para a continuidade da relação de transparência entre os prefeitos e os seus cidadãos. ?As manifestações de rua em 2013 demonstraram que a sociedade busca mais municipalismo, já que o desejo deles é o mesmo que o nosso: mais saúde, mais educação, segurança e mobilidade urbana. Quem for ao evento encontrará discussões e debates em todas as áreas da gestão municipal?, ressalta.

Durante os três dias do evento, palestras e conferências com grandes nomes do cenário nacional vão possibilitar a discussão de assuntos relacionados à gestão pública e buscar soluções, além de proporcionar a qualificação dos gestores.

No segundo dia do Congresso, a primeira conferência se inicia às 10h e tem como tema ?Ética e comunicação?, palestrada pelo professor da USP Clóvis de Barros Filho. No mesmo dia, às 15h45, o economista Carlos Sardenberg fala sobre o tema ?O cenário econômico brasileiro e suas consequências no processo público.

O último dia do evento conta com a conferência do jornalista William Waack que fala sobre ?O movimento das ruas e seus impactos na gestão pública brasileira?. Para fechar o ciclo, o tema ?Propostas para melhorar a relação federativa entre Estado e Municípios? será debatido entre os políticos Clésio Andrade, Fernando Pimentel, Marcio Lacerda e Pimenta da Veiga.

Para contribuir ainda mais para a formação dos gestores, o evento contará com mais de 21 salas técnicas que serão realizadas simultaneamente, abordando questões ligadas a todos os setores técnicos de prefeituras, como saúde, educação, temas jurídicos, assistência social, meio ambiente, etc. Questões municipalistas defendidas pela AMM, como ativos de iluminação pública, consórcios públicos e licenciamento ambiental, são alguns dos temas a serem discutidos.  Esses encontros serão realizados sempre das 14h às 15h15.

Junto com o congresso, a AMM realiza também a 30º Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, um ambiente de negócios onde os gestores terão a oportunidade de conhecer novidades e tecnologias que podem aprimorar o desenvolvimento local.

Em mais de 10 mil m² de área para exposição, a feira reúne em um só lugar diversas possibilidades de bons negócios entre provedores de soluções e municípios mineiros.