FecharX

Congadeiros desfilam pelo Santa Efigênia

<p>1º Cortejo de Cultura Popular reúne irmandades religiosas de descendentes de escravos</p>



Créditos da imagem:
Main 0606 congado
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:31

No domingo (8), a Associação dos Congadeiros de Minas Gerais realizará o 1º Cortejo de Cultura Popular pelas ruas do bairro Santa Efigência, região Leste da capital. Com a presença de vinte guardas de congado, o evento terminará com a celebração de uma missa conga na igreja do bairro.

Segundo a associação, a Grande BH é a região de Minas Gerais com a maior concentração de congadeiros. São dezenas de comunidades que com suas guardas celebram todo ano o Ciclo do Rosário. São moçambiques, tamborzeiros, guardas de congo, congo de viola, catupés e vilões que se reúnem em cortejos e festas em louvação aos santos de devoção negra, como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida e Santa Efigênia.

As celebrações, promovidas por irmandades religiosas de descendentes de escravos, estão presentes em todas as regiões cidade. As festas reúnem milhares de pessoas no período que vai da quaresma ao final de outubro. Por sua tradição, extensão e mobilização, a sagração do ?reinado de Nossa Senhora do Rosário? é considerada a maior mobilização popular da região metropolitana de Belo Horizonte.

Para garantir maior acesso da população a esta celebração, e com o intuito de demonstrar a importância das guardas e da preservação de sua memória, a associação e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte promovem o 1° Cortejo de Cultura Popular.

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o Cortejo celebrará o ?Ciclo do Rosário? e prestará uma justa homenagem a João Lopes ? mestre e ex-Capitão Mor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, localizada na região do Barreiro.

Programação:

08:00 ? Concentração no início da Av. Brasil, em frente ao nº 41, em Santa Efigênia;
09:00 ? Cortejo pelas ruas Manaus, Padre Rolin, Maranhão e Av. Brasil, até a Igreja de Santa Efigênia;
11:00 ? Realização de missa conga, coroação do rei e da rainha conga da Ascon/MG e posse da diretoria da entidade.