FecharX

Confins terá anexo para a Copa do Mundo

<p>Será construído um terminal provisório para atendimento aos passageiros durante o evento</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

A Infraero vai construir, por meio de contratação direta, o terminal provisório do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para atendimento aos passageiros durante a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito durante encontro entre o governador Antonio Anastasia e o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Moreira Franco, nessa quarta-feira (8), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte.

O ministro Moreira Franco e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, garantiram ao governador que, até abril do ano que vem - portanto antes da Copa do Mundo - as obras estarão concluídas. O novo Módulo Operacional Provisório (MOP) terá capacidade para atender mais 3,5 milhões de passageiros por ano. A decisão foi tomada depois de nenhuma empresa mostrar interesse na obra nas três licitações que foram abertas. Com isso, a Infraero poderá contratar a empresa diretamente, sem necessidade de nova licitação, fato que deve ocorrer, segundo o ministro, até a próxima semana, quando já será dada ordem de início das obras.

?Eu conversei ontem (terça-feira) várias vezes, por telefone, com o ministro Moreira, dizendo da importância dessa obra. Ainda que seja uma obra provisória, ela é fundamental para a Copa do Mundo. O ministro foi muito sensível e imediatamente convocou o presidente da Infraero e veio hoje com essa solução, que é uma solução positiva. A lei autoriza essa contratação que será sem licitação. A Infraero tem os critérios para fazê-lo e eu espero que isso ocorra rápido?, afirmou o governador após a reunião, em entrevista coletiva.

Anastasia lembrou que o processo de concessão é importante para o desenvolvimento e o crescimento do aeroporto de Confins. ?Esse terminal provisório é uma obra que será feita paralelamente à questão da concessão. Para nós, o mais importante é a concessão. Isso foi muito discutido também na reunião, eu reiterava ao ministro que, para nós, o aeroporto é tão importante quanto os portos para os outros Estados e ele tem esse sentimento?, disse Anastasia.

O ministro ressaltou a importância das obras no aeroporto, de responsabilidade do Governo Federal, para o sucesso da Copa do Mundo em Minas Gerais. ?Essa é uma preocupação do governador que me ligou ontem. É uma preocupação dos mineiros, da presidenta Dilma, da SAC e minha. É uma situação de emergência. Temos prazos para que essas obras sejam entregues. O prazo é abril porque vamos ter Copa do Mundo e é fundamental que essa obra esteja concluída para que o aeroporto tenha condições de receber todo o fluxo decorrente da realização de jogos. Já tomamos essa decisão e estamos nos preparando para até o final da semana que vem já estar dando a ordem de início para que o prazo de entrega, em abril, seja cumprido?, garantiu o ministro.

Ainda segundo Moreira Franco, as obras de reforma do terminal 1, já em andamento, estão de acordo com o previsto. Antes da reunião com o governador, o ministro esteve no aeroporto fiscalizando as obras. ?O cronograma está sendo cumprido adequadamente, não há dúvidas sobre isso. Nós temos a convicção de que, pelo fato de não termos plano B, só termos plano A, porque o calendário da Copa está dado, aqui em Confins, vamos garantir que essas obras sejam entregues até o mês de abril do ano que vem para que o aeroporto esteja absolutamente preparado para a Copa do Mundo?, afirmou.

Agência Minas