FecharX

Concurso traz árvores de Natal nada tradicionais

<p>As peças, que homenageiam artistas e artesanatos populares, estão expostas no Shopping Minascasa até o dia 4 de janeiro</p>



Créditos da imagem: Divulgação/Kamila Pires
Main arvore
Divulgação/Kamila Pires
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:55

Dez designers mineiros desafiam o senso comum ao criar projetos de árvores de Natal que não sejam no tradicional formato de pinheiro. Os enfeites podem ser conferidos em uma exposição na praça central e nos corredores do Shopping Minascasa até o dia 4 de janeiro.

Nesta edição do ?Concurso de Árvores de Natal?, realizado pelo shopping desde 2011, a inspiração para a produção das árvores veio de tradicionais artesanatos da cultura popular brasileira: Arte Marajoara, Lira Marques, Bonecas de Cerâmica do Vale do Jequitinhonha, Manoel Graciano, Nino, Zé Bezerra, João das Alagoas, Ulisses Pereira, Noemisa Batista dos Santos e Ex-Votos.

O objetivo da mostra é homenagear a arte popular do país, além de abrir espaço para os designers mineiros apresentarem sua criatividade e originalidade. ?É também uma forma de valorizar artistas tão importantes para a cultura brasileira?, acrescenta a gerente de marketing do Minascasa e uma das organizadoras do evento, Gabriela Fidelis.

Conceitos

Com detalhes do sertão cearense foi que a designer Bárbara Antunes criou a árvore que homenageia Manoel Graciano. A peça resgata as origens do artista, incorporando à criação os cactos, com o objetivo de simbolizar a fonte de vida que eles representam na caatinga. Além disso, características da arte de Graciano também aparecem nos adornos, como as cores fortes e a madeira.

Já o projeto de Deusicléia Horta traz em seu conceito as obras de Zé Bezerra, representante da arte pernambucana. A árvore de Natal é feita de pedaços de madeira e galhos secos, com o objetivo de resgatar a essência de simplicidade e beleza da data. A peça de Fátima Vasconcelos foi inspirada no artista Nino, que produz esculturas em madeira ligadas à história do cangaço.

Também representando a arte nordestina, João das Alagoas, famoso por fazer esculturas do bumba-meu-boi, é o homenageado da designer Carolina Milanez. A árvore é decorada com papéis coloridos, que contam a história do artista. As pessoas poderão escrever sua própria história em um novo papel e substituí-lo na peça. No final da mostra, a designer pretende enviar as histórias ao artista para ele se inspirar para a construção de novos artesanatos.

A Arte Marajoara, tipo de cerâmica fruto do trabalho indígena, foi a inspiração para a criação da árvore do designer Roberto Evangelista. Para o projeto de Roberta Moreira, a arte homenageada é a Ex-Votos, que traz elementos religiosos. O conceito utilizado pela designer mescla três itens: as mãos, que representam a força de trabalho do povo brasileiro; as pernas, que são necessárias para trilhar o caminho da vida; e o coração, que representa a fé.

As cerâmicas de Noemisa Batista dos Santos, representante da arte do Vale do Jequitinhonha, é a homenageada da designer Carolina Paola. A árvore traz o conceito de presépio, que simboliza o nascimento de Jesus. Ainda na região do Vale do Jequitinhonha, um dos maiores ceramistas, Ulisses Pereira, é a inspiração de Thaciana Luna. A designer utilizou os elementos do artista para construir sua árvore.

A artista mineira Lira Marques também ganhou uma árvore de Natal em sua homenagem. O designer Ednei Aquino é o responsável por transformar a arte do Vale do Jequitinhonha em uma peça para apreciação do público. Como se esquecer das Bonecas de Cerâmica do Vale do Jequitinhonha? A artista Izabel Mendes da Cunha, responsável pela criação das tradicionais bonecas é a inspiração de Cláudia Maciel.

Premiação

As árvores vencedoras serão conhecidas no dia 19 de dezembro. O autor da melhor peça vai ganhar uma passagem para Milão, enquanto o segundo lugar receberá um Ipad e o terceiro, uma máquina fotográfica. Serão contempladas as árvores que atingirem a maior pontuação dentre os critérios: originalidade, conceito, criatividade, composição, atratividade e qualidade.