FecharX

Concurso de Marchinhas Mestre Jonas abre inscrições

<p><span>O concurso vai selecionar três marchinhas que serão apresentadas durante o carnaval 2014</span></p>



Créditos da imagem: Netun Lima/Divulgação
Main marchinhas
Netun Lima/Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:53

O Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, criado em homenagem ao músico mineiro falecido em dezembro de 2011, está com inscrições abertas. O prazo vai até o dia 20 de dezembro. Criado em 2012 com objetivo de incentivar a identidade carnavalesca de Belo Horizonte, o concurso, organizado pela Banda Mole e pela Cria Cultura, vai distribuir R$ 9 mil em prêmios neste ano.

O concurso vai selecionar três marchinhas que serão apresentadas no Baile da Banda Mole, durante o carnaval 2014. Podem participar do concurso compositores e intérpretes brasileiros ou naturalizados, nascidos ou residentes em Minas Gerais. Todo o processo de inscrição deve ser feito pela internet, por meio de redes sociais.

Os temas variam desde personalidades da cultura brasileira até problemas de administração pública. Este ano, a marchinha vencedora trazia uma temática política. Imagina na Copa, de Daniel Iglesias, Matheus Rocha e Guto Borges, fazia um paralelo entra a política municipal e as obras em curso para receber o evento esportivo.

Matheus Rocha ressalta a importância do concurso ao abrir espaço para renovar o carnaval da cidade e, ao mesmo tempo, colocar em pauta questões locais. "Estamos vendo uma nova geração se reunindo na praça e lutando pela política. Ano passado, nós acompanhamos a mobilização das pessoas para torcer pela marchinha favorita, como se fosse o Festival da Canção", disse.

Em 2012, a marchinha vencedora também teve um tom político. Composta por Flávio Henrique, Na Coxinha da Madrasta repercutia uma suposta irregularidade na contratação de um buffet pelo presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Léo Burguês.

Com Agência Brasil