FecharX

Começa nesta quarta-feira o pagamento do IPVA

<p>Data varia conforme a placa do automóvel</p>



Créditos da imagem:
Main 2 aplicativo permite consultar valores do ipva
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Terá início nesta quarta-feira (15) a escala de pagamento referente ao IPVA ? Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. O prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela de 2014 varia conforme o final da placa do automóvel.

Quem escolher a primeira opção receberá desconto de 3% no valor total. O não cumprimento dos prazos indicados poderá gerar multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), 20% após o 30º dia e juros (taxa Selic) calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas.

A Guia de Arrecadação do IPVA pode ser emitida na página da Secretaria de Estado de  Fazenda (SEF). O mesmo procedimento pode ser realizado nas Repartições Fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI), com o acréscimo de taxa. Os valores podem ser consultados no site da SEF ou pelo telefone 155 (Ligminas). Para dispositivos móveis (smartphones e tablets), está disponível o aplicativo ?IPVA 2014?. 

O pagamento, que é feito com base no número do Renavam do veículo, pode ser realizado nos terminais de autoatendimento e ainda nos guichês do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Mais BB, Banco Postal, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Santander, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.

Confira a tabela com a escala de pagamento do IPVA:

placas2

É importante lembrar ainda da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), que tem valor de R$75,19 e deve ser paga até o dia 31 de março deste ano.