FecharX

Com médicos em greve, internações e consultas são canceladas na Santa Casa de BH

Apenas casos de emergência estão sendo atendidos na unidade médica



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 144516 shutterstock 125106179
Médicos reivindicam o pagamento de honorários atrasados e recomposição de vencimentos
Redação Sou BH
30/07/15 às 14:45
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

Internações clínicas, cirurgias agendadas e consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não são realizadas pela Santa Casa de Belo Horizonte desde a semana passada, quando centenas de médicos da unidade entraram em greve.

Segundo o diretor clínico da Santa Casa, Flávio Mendonça, aproximadamente 800 profissionais paralisaram os serviços. Mas ele ressalta que casos de emergência são atendidos normalmente. “Principalmente nas áreas de maternidade, unidade coronariana, oncologia, nefrologia e urgência oftalmológica”, garantiu. Já os cerca de mil atendimentos diários feitos pelo Centro Especializado Médico (CEM) não são realizados.

Mendonça explica que a principal reivindicação dos médicos é pelo pagamento de honorários atrasados, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, e pela recomposição dos vencimentos. “A última recomposição tem em torno de 18 meses. E lembrando que tem procedimentos que há mais de cinco anos – principalmente as cirurgias eletivas – que não é dado reajuste”, afirmou.

De acordo com o diretor clínico, a última posição da Secretaria Municipal de Saúde era a de que não existia um fluxo de caixa para o pagamento. “O movimento continua até uma proposta concreta do secretário [Fabiano Pimenta], que nos alegou que depende de uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde ou o Ministério da Saúde para viabilizar essa parte econômica e fazer uma proposta”, disse Mendonça.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que as pendências se referem às cirurgias eletivas, e que não repassou os recursos referentes a elas após março deste ano por não ter recebido os recursos do Ministério da Saúde.

Em trecho do comunicado, a pasta diz que, inclusive no mês de março, o pagamento das cirurgias foram realizadas com recursos do município, e ressalta que "os pagamentos relativos a outros procedimentos realizados pela Santa Casa estão em dia".

A secretaria destacou que “tem mantido diálogo constante com a diretoria e a direção clínica da Santa Casa, na busca de solucionar as questões colocadas.”

Fonte: Portal Itatiaia