FecharX

Desenho animado na luta contra a cárie! Clínica de BH inova no atendimento a crianças

Dentistas usam fantasias, brincadeiras e músicas para acabar com o medo dos pequenos



Créditos da imagem: Pâmela Andrade
Main 204714 whatsapp image 2018 07 31 at 09.47.17
Redação Sou BH
01/08/18 às 12:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

Já pensou levar seu filho ao dentista e ser recebido por um super-herói dos desenhos? Sentar na cadeira do consultório e ser atendido pela princesa da Disney? Esse mundo divertido está presente no dia a dia da clínica Odontokids & Family, comandada pela dentista Isabela Stehling. A cada consulta ela se transforma na Tia Bela, personagem criada para descontrair os pequenos pacientes.

“A gente começou com essa abordagem lúdica, diferenciada, onde o principal é o acolhimento à criança. Porque criança normalmente tem um medo objetivo, que são as que já passaram por algum trauma, ou as que têm medo subjetivo: elas têm medo de ir ao consultório porque às vezes o pai ou a mãe, sem querer, comentam em casa que não gostam de dentista”, explica Tia Bela.

O protocolo de atendimento foi criado quando Isabela ganhou uma sobrinha. “Ela trouxe no meu coração um despertar do mundo lúdico. Com tanta tecnologia hoje em dia por que não criar um consultório todo tecnológico voltado para crianças, mas também com brinquedos, bolinha de gude, cantoria?”.

Como funciona

O atendimento acolhedor começa desde o telefonema dos pais para agendar a consulta do filho. A equipe da Tia Bela preenche um questionário para conhecer o que as crianças gostam e preparar o cenário no dia do atendimento. As consultas duram cerca de uma hora e meia e antes do paciente ir para a cadeira do dentista, ele passa por um circuito interno cheio de brincadeiras e momentos lúdicos, junto dos pais, que vão deixá-lo mais tranquilo.

Todo o atendimento é filmado e fotografado, com autorização dos responsáveis, e ao final a criança recebe o material editado, como forma de premiá-la pela consulta. O paciente também já sai da clínica com o retorno marcado.

      
 Pâmela Andrade

Odontokids & Family

A equipe é formada por cinco odontopediatras, três ortodontistas, coordenados pela Dra. Camila Giori, e cinco profissionais para o atendimento adulto, que são liderados pelo marido de Isabela, o Dr. Ângelo Lopes, especialista em estética.  A ideia foi implementada na clínica do Lifecenter, onde o casal trabalha há mais de 15 anos. “O projeto deu tão certo que inauguramos a clínica no Vila da Serra, um espaço maior, todo projetado de acordo com as idades. Tem área kids, teen, adulto e de ortodontia para receber toda a família”, conta Isabela, que é formada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Odontopediatria.

“Não estamos ali apenas para abrir a boca, ver se tem buraquinho e ir embora. A gente promove saúde. Eu quero levar para outras cidades essa metodologia. O nosso desafio é conseguir levar para outros estados e, por que não, para fora do Brasil?” afirma Tia Bela.


Pâmela Andrade

A clínica faz atendimentos particulares e oferece o plano Kids Prev, um projeto de prevenção da empresa, na qual o paciente paga duas consultas anuais que podem ser divididas em oito vezes no cartão de crédito.