FecharX

Circuito Liberdade ganha novo espaço e público poderá escolher cores dos prédios restaurados

Museu Mineiro, Casa do Patrimônio e Arquivo Público Mineiro estarão de cara nova a partir de novembro



Créditos da imagem: Divulgação
Main 185301 circuito
Redação Sou BH
04/07/18 às 19:07
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

Por Camila Saraiva

Já pensou poder escolher as cores das fachadas de alguns dos prédios mais antigos de BH? Pois o projeto Tudo de Cor abriu para votação pública a definição de como será a cara de três edifícios do Circuito Liberdade: a Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerias (antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas), o Museu Mineiro e o Arquivo Público Mineiro. Além deles, o muro do Palácio da Liberdade e o Coreto também serão revitalizados.

Além das novas cores, uma das primeiras construções de BH inaugurada em 1897, o prédio da futura Casa do Patrimônio será totalmente reformado, reconstruindo a infraestrutura elétrica, o piso, as estruturas originais e se adequando as normas do Corpo de Bombeiros para a futura ocupação do local.

O novo espaço cultural abrigará galerias de exposições, ateliê-vitrine de restauração de acervos documentais e tridimensionais protegidos, como também áreas para assessoria aos municípios para reuniões dos conselhos de cultura e patrimônio do Estado. O objetivo da Casa é ser um local de inserção cultural de todos os municípios de Minas Gerais.

Os recursos para as obras virão do Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos (Fundif), programa que promove a reparação de danos causados ao meio ambiente, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. No total, as intervenções custarão R$ 1,5 milhões deverão seguir até novembro, quando a primeira fase de pintura será concluída.  

Tudo de Cor

Para escolher as cores das fachadas dos prédios, o público deve acessar o site e votar na sua opção preferida até o dia. “A gente pensou em dois cenários, o primeiro com as cores originais dos edifícios, e um segundo cenário com cores que marcaram a existência desses edifícios na cena urbana nos seus 120 anos”, explica Michele Arroyo, presidente do Iepha-MG.

VOTE AQUI!

Fachadas atuais dos prédios na respectiva ordem: Arquivo Público, Casa do Patrimônio e Museu Mineiro:


Cenário 1:


Cenário 2:


O projeto ainda tem como padrinhos os cantores Fernanda Takai e Flávio renegado. “Quando o Circuito da Liberdade foi criado eu já era entusiasmada com isso e eu tenho a minha voz utilizada em duas instalações: no Memorial Minas Gerais Vale e no Museu das Minas e do Metal então estou muito presente na praça, não só como visitante, mas também fazendo parte do Circuito e eu vim com muita alegria participar” revela Takai.

“Eu fico muito feliz porque a Praça da Liberdade sempre foi um bem comum nosso quanto sociedade, quanto mineiro também, durante um tempo ela virou palco um pouco dessa polaridade que o Brasil viveu e hoje com um projeto dessa magnitude a gente vê que ela volta a fazer parte do dia a dia do povo. Que agente possa trazer de novo o espirito de apropriação do povo mineiro com esse espaço tão bonito que é o Circuito”, detalha Renegado.

As pinturas nas três edificações do Circuito Liberdade, no coreto e no muro do Palácio são uma ação em parceria do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), com a Coral, a Casa & Tinta, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) e o Grupo Orguel.