FecharX

CineOP abre inscrições para oficinas gratuitas

<p>Nesta edição, serão oferecidas 205 vagas para jovens e adultos</p>



Créditos da imagem:
Main 0905 op cinema cursos
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas gratuitamente durante a 9ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 28 de maio a 2 de junho de 2014, na  histórica Ouro Preto, 90 km de Belo Horizonte.  Nesta edição serão ofertadas 205 vagas em seis modalidades voltadas para o público jovem e adulto.

Os interessados em preencher uma das vagas têm até o dia 20 de maio de 2014 para se inscreverem (20h - horário de Brasília) pelo site oficial do evento: www.cineopcom.br. Além de preencher a ficha de inscrição disponível no site, os candidatos devem inserir, em seu cadastro, um breve currículo para análise. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger.

Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a Universo Produção fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento. Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (31) 3282-2366.

Será oferecida uma gama variada, de temas que conversam com a vocação do evento ? preservação do audiovisual e educação ? a outras modalidades que promovem experiências do fazer cinematográfico.

Antônio Laurindo e Fátima Taranto (RJ) conduzem a oficina ?Noções Básicas de Tratamento Arquivístico e Preservação de Documentos Audiovisuais?, com aulas teóricas e práticas em que serão manuseadas películas cinematográficas, nos dias 28 e 29 de maio. A instrutora do Cineduc, Bete Bullara, vai ministrar ?Cinema na Escola: Ver e Fazer? com o objetivo de oferecer aos professores informações e reflexões sobre a construção das linguagens audiovisuais, o uso cotidiano desses meios na nossa sociedade e sua utilização na escola.

O cineasta Joel Pizzini dará a oficina ?Filme-ensaio: O sujeito no documentário de criação?, abordando o conceito de filme-ensaio, uma forma de expressão herdada da literatura que vem se afirmando no cinema brasileiro contemporâneo, rompendo os limites do documentário e abrindo perspectivas para a renovação da linguagem, através de abordagens essencialmente subjetivas. Pizzini lançou na última edição da Mostra Tiradentes seu filme-ensaio ?Olho Nu? sobre o cantor Ney Matogrosso.

As outras três oficinas são ?Realização em Curta? (Luiz Carlos Lacerda), #EufaçoaMostra com Cocriatividade (Igor Amin e Vinícius Cabral) e ?Introdução à Direção em Cinema? (Eduardo Aguilar). "Nossa oficina é uma oportunidade de colocarmos nossa criatividade em cooperação, compreendendo motivações e potencialidades para aprendermos a fazer vídeos com qualidade e em rede?, explica Igor Amin, da oficina #EufaçoaMostra.