FecharX

Cine Theatro Brasil Vallourec reabre para o público

<p>Um dos mais tradicionais espaços culturais da cidade foi reinaugurado nesta terça-feira (8), em uma noite marcada pelos painéis de <span>?Guerra e Paz, de Portinari? e pela apresentação de Milton Nascimento</span></p>



Créditos da imagem: Sou BH
Main theatro brasil 08 10 2013 15
Sou BH
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:29

O dia 8 de outubro de 2013 ficará marcado. Oitenta e um anos após sua primeira inauguração, no dia 14 de julho de 1932, o Cine Theatro Brasil reabriu suas portas na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Em uma noite especial, convidados puderam rever um ícone da história da capital mineira. Porém, de cara nova. De 2007 a 2013, o espaço foi totalmente restaurado.

Ao todo, foram investidos R$ 53 milhões, sendo 55% via Lei Federal de Incentivo à Cultura e 45% com recursos da Vallourec. Segundo o presidente mundial da empresa, Philippe Crouzet, a reinauguração do agora Cine Theatro Brasil Vallourec é um marco para a cidade. "O espaço vai colocar Belo Horizonte como uma das principais capitais da cultura", afirmou.

Para dar boas vindas aos belo-horizontinos, além da exposição ?Guerra e Paz, de Portinari?, uma obra-prima das artes visuais brasileira, foi apresentado um espetáculo cênico-musical inédito após a cerimônia oficial.

Milton Nascimento e Hamilton de Holanda fizeram uma homenagem a Candido Portinari, com composições inspiradas nos painéis ?Guerra? e ?Paz?. Ana Botafogo e Alex Neoral dançaram a coreografia ?O Pintor? e deram vida à dor da ?Pietá?, um dos personagens do painel ?Guerra?. Já a atriz mineira Letícia Sabatella interpretou textos de vários autores famosos que fazem referência a Portinari.

Quem acompanhou de perto esta noite, não escondeu a alegria de poder voltar ao teatro após quase 15 anos. "É uma emoção. Frequentei muito o Cine Theatro Brasil com meus pais e voltar aqui me traz muitas lembranças boas", afirmou Jair Costa, de 63 anos. 

Além da emoção, era possível ver o espanto das pessoas ao entratem no novo teatro. "Ele manteve todo o seu ar e sua cara das décadas de 30 e 40. Está muito bonito!", disse Yolanda Souza, de 52 anos.

Com 8,3 mil m² de área construída, divididos em sete pavimentos, o espaço vai contar com dois teatros, um com 1 mil lugares e outro com 200; dois andares de galerias para exposições de artes visuais; área de eventos para até 650 pessoas, além de um restaurante, loja e áreas de convivência. Todos os ambientes receberam isolamento acústico e contam com ar condicionado central. 

A exposição

A exposição ?Guerra e Paz, de Portinari? estará aberta para visitação de 9 de outubro à 24 de novembro, com entrada franca. O acesso será feito por meio de sessões, de hora em hora, com capacidade para 400 pessoas, cada, de 10h às 19h, de terça a domingo. A entrada será por ordem de chegada, sem a retirada prévia de senha. Antes de apreciar a beleza dos monumentais painéis, o público assistirá a um vídeo de 10 minutos sobre a história e o processo criativo de Portinari na elaboração dos painéis. Após a passagem pela capital mineira, os painéis serão expostos em Paris, no Grand Palais, antes de serem devolvidos à ONU, em junho de 2014.