FecharX

Ciência em Movimento estaciona em Parque de BH

<p>Tradicional programa da Fundação Ezequiel dias (Funed) desembarca no bairro Betânia</p>



Créditos da imagem:
Main ciencia em movimento estaciona em parque de bh
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Após passear pelo Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, localizado na região da Pampulha, o Programa Programa Ciência em Movimento fará a sua próxima parada neste sábado (22), no Parque Jacques Cousteau, que fica localizado no bairro Betânia. A programação acontece das 10h às 16h. 

As atividades serão abertas a toda a população, além disso, a expectativa é que alunos de escolas da região também façam uma visita às exposições, já que a Fundação de Parques de Belo Horizonte, parceira da Funed no programa, realizou o convite às escolas.

Fazem parte da região as escolas municipais Mestre Ataíde, Salgado Filho, Efigênia Vidigal e Tenete Manoel Penido, além da Escola Estadual Dom Cabral.

Dentre as atividades a serem realizadas no Parque, incluem as exposições de animais peçonhentos com aranhas e escorpiões vivos e réplicas de serpentes. Haverá ainda estandes que prestarão informações a população sobre a dengue e a Leishmaniose Viceral, duas doenças com alta incidência no espaço urbano.

Além disso, pela primeira vez este ano, haverá um estande com informações sobre como a Funed realiza exames relativos à vigilância de alimentos. A programação inclui também a exibição de vídeos do Programa Sala de Espera, do Canal Minas Saúde.

Sobre o projeto: 

O Ciência em Movimento foi criado em 2012, pela Funed, com o objetivo de difundir e popularizar a ciência. Até o último ano, o programa era voltado apenas para as cidades do interior de Minas Gerais, quando houve uma parceria com a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte e possibilitou a ampliação do programa para parques da capital neste ano.  Além de continuar as viagens pelo interior de Minas, o caminhão também irá desembarcar pelo menos uma vez por mês em um parque de Belo Horizonte. 

Apesar da ampliação do programa para os parques terem acontecido somente neste ano, em agosto de 2013, como parte da programação do aniversário de 106 da Funed, o Parque Municipal de Belo Horizonte recebeu o caminhão da ciência, onde até um mini laboratório foi montado para demonstrar como é feita uma análise da qualidade de alimentos.