FecharX

Cidades mineiras se preparam para o feriado de Corpus Christi

<p>Destaque entre as expressões da cultura de Minas, festas religiosas despertam o interesse de 15 milhões de turistas no país</p>



Créditos da imagem: Divulgação / SETUR
Main 2 corpus christi.2
Divulgação / SETUR
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Em todas as regiões de Minas, as celebrações, encenações, missas e vigílias atraem turistas brasileiros e do exterior durante o feriado de Corpus Christi que, este ano, será comemorado nesta quinta-feira, dia 30. Muitas cidades mineiras se preparam para receber os visitantes, que vêm ao estado atraídos pela beleza dos tradicionais tapetes de serragem coloridos, além das flores e toalhas que enfeitam as janelas dos moradores à espera do Santíssimo.

As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. O segmento é ? juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico, o Turismo Místico e Exotérico ? um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil. Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos.

De acordo com Pesquisa de Demanda 2011, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), 48,7% dos visitantes motivados por atividades religiosas em Minas possuem idade acima de 51 anos e 68,2% são oriundos do próprio Estado ? ou seja, são turistas mineiros em busca de novas opções de lazer em outras cidades de Minas Gerais.

Significado

O termo ?Corpus Christi? significa Corpo de Cristo. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ?Transiturus? de 11 de agosto de 1264. A celebração representa o momento em que os católicos comemoram a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia.

A definição da data da celebração é feita pela contagem do tempo determinado pela Igreja Católica Apostólica Romana, que é de 40 dias após a Páscoa. A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.

Em Minas, as festividades serão realizadas em diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte e nos municípios do interior ? principalmente as cidades históricas. Para acessar a programação completa das paróquias de Belo Horizonte, Betim, Caeté, Contagem, Ibirité, Moeda, Nova União, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará e São José da Lapa, clique aqui.

Para acessar a programação de festividades que estão sendo preparadas as cidades de Aiuruoca, Baependi, Campanha, Cipotânea, Ouro Preto, Passa Quatro e Santa Luzia, clique aqui.

Agência Minas

Divulgação / SETUR