FecharX

Cidades mineiras recebem ações de combate à gripe

<p>A ação foi motivada pelo encontro de fiéis na Semana Missionária, evento que antecede à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main 8 vacina
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:54

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) está promovendo uma intensa campanha de alerta contra a gripe. Campo Belo, Ouro Preto, Patos de Minas, São João Del Rei e Uberaba receberam a equipe de mobilização da SES para um trabalho de conscientização e prevenção da doença. A ação foi motivada pelo encontro de fiéis na Semana Missionária, evento que antecede à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

As atividades foram estabelecidas em reuniões com a Arquidioceses, as Regionais de Saúde e as secretarias municipais de Saúde de cada localidade. Os mobilizadores distribuíram, para cada setor, material informativo que foi entregue para a população durante as festividades. Outras ações serão realizadas até o próximo fim de semana em Belo Horizonte e em Juiz de Fora.

Ações no interior

Com o intuito de passar mais informações acerca da prevenção e formas de transmissão da doença durante a Semana Missionária, a SES dividiu o efetivo de mobilizadores em duas frentes. A primeira para atuar em chamada ?Ações Pontuais?, nos municípios do interior que participarão do evento. A outra é a ?Ação Macro?, em Juiz de Fora e Belo Horizonte, cidades em que o número de atividades e de peregrinos será significativo.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a equipe da SES visitou entidades religiosas, como o Santuário da Medalha Milagrosa, a Fraternidade de Aliança Toca de Assis, a Catedral Metropolitana e o Mosteiro Imaculada Conceição, com o objetivo de trocar informações e entregar folhetos educativos da campanha para os frequentadores. Foram articuladas também, junto ao município, cerca de 100 doses da vacina contra a gripe para os participantes da Semana Missionária.

Na cidade histórica de São João del Rei, no Campo das Vertentes, houve grande distribuição de material para os fiéis da Igreja Nossa Senhora do Carmo. A aproximação com o público também pôde ser vista na Praça Carlos Gomes, onde aconteceram atividades educativas e ações de rua. A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) também foi sensibilizada pelos mobilizadores.  A equipe da SES realizou em Campo Belo, região Centro-Oeste, uma grande ação na Feira Livre do Produtor Rural da cidade, onde várias pessoas apoiaram a iniciativa e pontuaram a necessidade de repassar a informação.

As igrejas históricas de Ouro Preto, região central do Estado, foram importantes para as atividades de divulgação das informações repassadas pelos analistas. O município se engajou na ação e distribuiu 130 embalagens de álcool em gel para as paróquias e às famílias acolhedoras dos peregrinos estrangeiros que vieram participar do evento.  Já em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, uma grande blitz educativa foi realizada após o fim da missa na Igreja Matriz de Santo Antônio. Além disso, houve atividades também nos colégios Nossa Senhora das Graças e Marista, locais onde foi divulgada a campanha de prevenção junta a alunos e professores.

Fim de semana

Juiz de Fora e Belo Horizonte recebem até o próximo domingo (21) uma ampla campanha de alerta contra a gripe. O grande número de estrangeiros que comparecem à Semana Missionária tem uma atenção especial da SES. Quase 100 mil pessoas são esperadas durante os eventos na capital mineira.

Nesta sexta-feira (19), a partir das 14h, a Praça da Estação recebe a continuação do Festival da Juventude, evento que conta com shows e atrações religiosas. A equipe de Mobilização está com um stand de informações montado no local para auxiliar na prevenção e contágio da gripe, desde o início das atividades ? que começaram no fim de semana passado. Também está sendo distribuído um material trilíngue específico para visitantes estrangeiros. No sábado (20), também na Praça da Estação, será realizada a Caminhada da Juventude em Defesa da Vida, às 14h, e no domingo (21), será a solenidade de encerramento do evento.

Em Juiz de Fora, os mobilizadores estarão no stand montado na Catedral Metropolitana das 19h30 às 22h, orientando e esclarecendo dúvidas, além de distribuírem todo o material informativo da campanha.