FecharX

Homem desaparece após ser arrastado por enxurrada em Vespasiano; já são mais de 400 ocorrências

Regional Oeste foi onde mais choveu: 87% do volume previsto para o mês



Créditos da imagem: Reprodução
Main grey
Redação Sou BH
04/12/17 às 14:55
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

As pancadas de chuva que atingiram a capital mineira no fim de semana causaram uma série de estragos pela cidade, desde árvores caídas e alagamentos até uma cratera que se abriu bem no centro da cidade, na Rua Tamoios, ao lado do Viaduto Santa Tereza. Na região metropolitana, a situação foi ainda pior: um homem foi arrastado pela enxurrada em Vespasiano e ainda não foi encontrado. O Corpo de Bombeiros atendeu ao chamado no fim da noite de domingo (3) e retomou as buscas na segunda-feira (4) pela manhã, e, até o momento, a vítima ainda não havia sido encontrada.
De acordo com os números da Defesa Civil, o volume de chuva que caiu na região Oeste entre os dias 1º e 3 corresponde a 87% do esperado para o mês de dezembro inteiro, enquanto que Belo Horizonte já está em estado de atenção, com alerta de mais pancadas para esta segunda-feira e para a madrugada de terça-feira (5).

Entre as ocorrências atendidas pelo órgão, se destacam 18 alagamentos, 5 enchentes e inundações, 2 quedas de árvores, 12 desabamentos, 14 tombamentos ou desabamentos de muros, 13 escorregamentos ou deslizamentos, entre outras, totalizando quase 200 atendimentos somente entre os dias 1º e 4 de dezembro só em Belo Horizonte. Já o Corpo de Bombeiros atendeu 343 ocorrências de corte de árvores e 4 de inundações na RMBH nos quatro primeiros dias do mês.

Situação de alerta

A média histórica pluviométrica de dezembro é de 319,4 mm, e todas as regiões da cidade, exceto a Norte, já registram mais da metade desse número. Na Oeste, caíram 277,2 mm no fim de semana, enquanto na Noroeste e no Barreiro esse número chega a 248,8 mm e 235,3 mm, respectivamente. 

Em outros pontos do Estado já são registradas sérias consequências da chuva, como na BR-262, que tem um ponto de alagamento na altura de Rio Casca, e na cidade de Lajinha, onde a água também tomou conta de várias ruas da cidade e uma cratera se abriu em um ponto de acesso. Ambos os pontos ficam na Zona da Mata mineira.

Para os próximos dias em Belo Horizonte, a previsão também é de chuva.