FecharX

Chuvas em Minas devem continuar nos próximos dias

<p>A previsão é de pancadas, de moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento ocasionais</p>



Créditos da imagem: Shutterstock
Main 30 chuva
Shutterstock
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:29

As chuvas devem continuar em Minas Gerais nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas, de moderadas a fortes, podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento ocasionais.

Já o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informa que podem ocorrer chuvas fortes para esta quinta-feira (26) e que a tendência é que elas continuem provocando desastres naturais nas áreas vulneráveis do estado.

Só em Minas Gerais, as chuvas já deixaram 18 mortos, mais de 3 mil pessoas desalojadas e 744 desabrigadas. Pelo menos seis mil casas foram danificadas e 67 destruídas. Dos 79 municípios afetados, 26 decretaram situação de emergência.

A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. Recomenda também que não se abrigue debaixo de árvores, e nem estacionem veículos, pois elas podem cair e ocasionar acidentes graves.

Nesta época do ano, é necessário atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros. O nível dos córregos e rios altera rapidamente, podendo acarretar transbordamentos. Por isso, máxima atenção ao trafegar próximos dos córregos e rios e, se possível, evitar essas áreas no momento da chuva.