FecharX

Chuvas devem diminuir em BH

Para os próximos dias, a previsão aponta temporais e possibilidade de granizo



Créditos da imagem: Bruno Cantini/Atlético MG
Main 145226 bruno cantini  atletico
Redação Sou BH
09/08/18 às 12:18
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Depois da tempestade de granizo que causou estragos em vários pontos da capital, os belo-horizontinos podem ficar mais tranquilos com a previsão do tempo para esta semana. Segundo o Instituto Nacional Meteorologia (INMET) não está no radar outra queda de gelo tão intensa quanto a da noite dessa segunda-feira (6).

“A perspectiva é de pancadas de chuva, mas não está descartado a ocorrência de queda de granizo, entretanto, igual o temporal de ontem, não está previsto”, explica o meteorologista Claudemir Azevedo.

A previsão para os próximos dias é de céu nublado e diminuição das chuvas a partir de quinta-feira (9). Os termômetros marcam entre 15° C e 27° C no decorrer da semana.

Tempestade

De acordo com o INMET, o granizo que caiu, principalmente nas regionais Pampulha e Leste, foi causado pela intensificação de áreas de instabilidade na região central de Minas Gerais. “A princípio essa chuva de ontem é uma chuva que normalmente não ocorre nessa época do ano, uma vez que estamos no período de seca”, detalha Azevedo.

Em 10 minutos choveu na Pampulha mais que o esperado para o mês de agosto (veja tabela abaixo). Só nesta região foram 14 ocorrências registradas pela Defesa Civil de BH. No total, o órgão recebeu 27 chamados na capital decorrentes dos estragos do granizo e da tempestade.

Já o Corpo de Bombeiros atendeu, durante o turno da noite, 11 ocorrências, entre quedas de árvores e telhados, sendo quatro em Belo Horizonte e sete em Contagem.


Foto: Reprodução/Whatsapp

Acumulado de chuva de segunda-feira (6) de 20h até 22h10:

Pampulha - 20,0
Leste - 12,6
Barreiro - 12,0
Centro Sul - 11,4
Oeste - 10,8
Noroeste - 10,4
Nordeste - 4,0
Norte - 1,2
Venda Nova - 0,0

Média climatológica agosto: 14,8 mm

Sem luz

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), os ventos de 80km/h causaram danos à rede elétrica, deixando pontos sem luz durante a noite de segunda (6) e início da manhã desta terça (7).

O estádio Independência, na região Leste, ficou sem energia durante ao jogo entre Atlético Mineiro e Internacional, na segunda. A partida ficou paralisada por 22 minutos em razão da chuva de granizo e da falta de luz.

A Cemig informou que 250 profissionais trabalharam durante a noite e madrugada na normalização do fornecimento de luz. “Diversas equipes ainda estão trabalhando para reparar os danos causados principalmente pela queda de árvores e galhos sobre a rede”, diz um trecho da nota oficial divulgada pela companhia.

Cuidados

O especialista em reparo de veículos Marco Antônio de Castro aconselha que os carros estejam sempre em garagens com telha colonial ou de laje, que são mais seguras. “Dependendo da chuva os telhados de amianto e PVC podem quebrar facilmente.”

 
Foto: Julian Silva

Para se proteger no meio de um temporal, siga as recomendações da Defesa Civil: 

- Não se abrigue ou estacione veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e causar acidentes graves;

- Busque um local seguro para se alojar com a família em caso de inundação;
- Se você mora ou possui comércio em áreas sujeitas a alagamentos coloque móveis e estoques em lugares altos; 
- Não toque, nem use equipamentos elétricos molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito; 
- Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199); 
- Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e feche o gás; 
- Coloque no chão objetos que possam cair, dentro das residências, com o vento forte (exceto em área inundável); 
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise, imediatamente, à Defesa Civil;

Em caso de raios, se estiver na rua:

- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios; 
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas); 
- Evite estacionar perto de árvores ou linhas de energia elétrica; 
- Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;

Se estiver dentro de casa:

- Não use telefone com fio; 
- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas; 
- Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica;