FecharX

Chuva provoca estragos na capital

O temporal causou alagamentos em vários pontos da cidade



Créditos da imagem: Edição do Brasil
Main 164653 chuva
Redação Sou BH
19/10/18 às 12:23
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

A chuva que caiu no começo da tarde desta quinta-feira (18) provocou alagamentos em várias partes da capital. 

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil Municipal, Dayan de Carvalho, foi preciso fechar temporariamente trechos da avenida Francisco Sá, no Prado, e da Avenida Heráclito Mourão, na Pampulha, para evitar que os carros transitassem em áreas inundadas. Antes do fechamento, quatro veículos chegaram a ser arrastados pela enxurrada, por cerca de 20 metros, no Prado, mas ninguém ficou ferido.

O temporal rasgou toldos em coberturas da região Centro-Sul, tirou móveis do lugar, provocou queda de energia e inundações em estabelecimentos comerciais da área. Além disso, foram registradas quedas de árvores em 27 trechos de cinco regiões da capital: Santa Tereza, Centro, Horto, Santa Margarida e Concórdia. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, na avenida do Contorno, no Santa Tereza, um carro foi atingido por uma das árvores que caiu, deixando uma pessoa presa no interior do veículo. A vítima foi resgatada sem ferimentos.

Além dos trechos que foram fechados temporariamente pela Defesa Civil, também foram registrados alagamentos na rua dos Pampas, no Prado; na avenida Prudente de Morais, no Luxemburgo e no entorno da avenida Cristiano Machado, perto da avenida Bernardo Vasconcelos, no bairro União.


Durante o temporal, foram emitidos alertas de inundação na região Centro-Sul e na região da Pampulha porque havia risco de transbordamento dos córregos do Leitão, Ressaca, dos Coqueiros e Flor d´Água. A previsão, no entanto, é de que o nível desses córregos volte ao normal nas próximas horas.

Segundo Dayan de Carvalho, deve chover, novamente, durante esta quinta-feira, mas com menor intensidade.

O boletim divulgado pela Defesa Civil informou que as chuvas foram mais intensas nas regiões Oeste, Centro-Sul e Pampulha. Confira:

Chuva acumulada nas regionais até às 12h20:

Barreiro: 61,7 mm (59%)

Centro Sul: 141,2 mm (135%)

Leste: 80,4 mm (77%)

Nordeste: 43 mm (41%)

Noroeste: 79,8 mm (76%)

Norte: sem dados

Oeste: 122 mm (117%)

Pampulha: 72,6 mm (69%)

Venda Nova: 80,7 mm (77%)

Média Climatológica Outubro: 104,7 mm 

BHTrans

A BHTrans informou que 31 semáforos foram desativados e 16 entraram em flash por causa das chucas. 27 locais tiveram queda de árvores, com interdição de ruas e o trânsito teve que ser desviado.

A Rua Peçanha, no Carlos Prates, a Avenida Silva Lobo com Avenida Barão Homem de Melo e a Rua Quintiliano Silva, com Rua Joaquim Murtinho, apresentaram buracos ou abatimentos.

*Atualizado às 18h47