FecharX

Chuva não traz todo o alívio esperado

Mesmo com o grande volume de chuvas, alerta para economizar água continua na capital



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 120545 shutterstock 180382619
Apesar da chuva, reservatórios ainda se têm pouco volume
Redação Sou BH
10/02/15 às 20:09
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

Apesar de os primeiros dias de fevereiro terem registrado um alto índice de chuvas, o alívio quanto ao volume dos reservatórios de água é ainda bem pequeno. Com 138,7 milímetros de precipitação, o que representa 70% do previsto para todo o mês, o volume do Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da Grande BH, subiu apenas 0,2%.

Segundo especialistas, o grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo não representa, necessariamente, a melhora da crise hídrica enfrentada, uma vez que a água não fica apenas nos reservatórios onde deveriam, mas grande parte desse volume está sujeito à infiltração no solo e evaporação. Devido à localização dos reservatórios em áreas rurais e ao grande período de estiagem, que deixou o solo seco, essa infiltração tende a ser maior, restando uma pequena porcentagem de água que fica realmente armazenada nos reservatórios.

A Copasa alerta sobre a importância de continuar economizando, já que a chuva ainda não trouxe o alívio esperado e outro período de estiagem deve começar a partir de amanhã (11), segundo a meteorologia.

Confira as dicas da Copasa para economizar água.