FecharX

Fim de semana em BH será de frio e muita chuva a partir de sexta-feira

Temperatura pode chegar a 16ºC e a previsão é de maior volume de chuvas amanhã



Créditos da imagem: Divulgação Defesa Civil
Main 191812 chuva bh regiao central
Redação Sou BH
30/11/17 às 19:41
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Quem ficar em BH no fim de semana vai precisar tirar os agasalhos do armário: a temperatura mínima prevista é 16°C e a máxima 22°, com umidade relativa do ar girando em torno de 75%. Além do friozinho, a previsão é de muita chuva a partir de sexta-feira (1°). 

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta nesta quinta-feira para pancadas de chuva com raios e rajadas de vento no fim de semana, com volume previsto entre 60mm e 80mm, sendo que 30mm estão previstos só para a sexta-feira. Esse volume, de acordo com o meteorologista da PUC Minas Tempoclima Claudemir Felix, significa que vão cair 30 litros de chuva por metro quadrado da cidade na sexta-feira. 

"Essa é uma época de muita instabilidade, nós temos praticamente as quatro estações em um dia, e essa previsão do fim de semana fica bem frequente até acabar a primavera", afirma Dayan Carvalho, meteorologista da Defesa Civil.

Um exemplo disso foi a tempestade que caiu sobre uma parte da região metropolitana na tarde da última quarta-feira (29). Na cidade de Ribeirão das Neves, os efeitos da chuva de granizo com fortes rajadas de vento foram catastróficos. De acordo com Carvalho, é difícil dizer se essa tempestade vai chegar à capital nesse fim de semana, devido à instabilidade e dinamismo da atmosfera. 

"Uma hora antes, os radares não indicavam essa ocorrência", afirma, corroborando a lógica de que grandes tempestades nem sempre podem ser previstas.