FecharX

Chuva em BH causa alagamentos, quedas de árvore e semáforos desligados

Belo-horizontinos foram surpreendidos por forte chuva no início da manhã de sexta-feira



Créditos da imagem: SouBH + Reprodução/WhatsApp
Main 140831 chuvaaabh
Redação Sou BH
02/03/18 às 14:09
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

A forte chuva que atingiu Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (2), mais uma vez, causou estragos pela cidade. Pessoas ilhadas, alagamentos de vias importantes, quedas de árvore e desabamento de muros foram algumas das ocorrências registradas pelas autoridades. O trânsito, já intenso por se tratar de uma sexta-feira, ficou caótico na capital mineira com mais de 80km de congestionamento e mais de 20 semáforos desligados.

Até às 10h40 de hoje, a Defesa Civil havia registrado 22 ocorrências: as mais frequentes foram alagamento ou afins (9) e risco de desabamento ou trinca (5). A quantidade de chuva recebida na manhã de hoje impressiona. Em aproximadamente 1h, choveu mais de 90 mm na região Oeste (veja ranking completo abaixo), mais da metade do esperado para todos os 31 dias de março. 

Como consequência, alagamentos pelas principais vias da regional e da Centro-Sul: Amazonas, Francisco Sá, Prudente de Morais, Silva Lobo foram algumas das avenidas inundadas. Na Silva Lobo, inclusive, três crianças precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros após a van escolar na qual elas estavam ficar ilhada. 

Quedas de árvore também atrapalharam o tráfego e colocaram a integridade de pedestres em risco. Foram registradas quedas na avenida Francisco Deslandes, no bairro Anchieta, e na rua General Andrade Neves, no bairro Gutierrez. Ainda neste bairro, um muro de arrimo desabou em cima de veículos. Ninguém ficou ferido nos casos.

De acordo com a BHTrans, 18 semáforos estavam desligadas às 11h, sendo que no início da manhã esse número chegou a 22. A assessoria da empresa de trânsito ainda completou que, por falta de efetivo, os agentes não estão em todos os locais, devendo os motoristas estar atentos às regras de convivência no trânsito e direção defensiva.

Maiores volumes de chuva (mm) por Regional de sexta-feira (2) até 10h:

Barreiro - 26,6 

Centro Sul - 79,0

Leste - 65,0

Nordeste - 33,6

Noroeste - 67,0

Norte - 6,6

Oeste - 99,4

Pampulha - 2,2

Venda Nova - 1,0

Média Climatológico de março: 163,5 mm