FecharX

Cerimônia de troca da bandeira resgata tradição em BH

<p>A tradicional troca da bandeira é realizada mensalmente por órgãos de segurança pública</p>



Créditos da imagem: Wikipedia
Main praca bandeira
Wikipedia
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

A bandeira nacional, símbolo máximo da nação, é a grande homenageada na cerimônia que será realizada nesta quarta-feira (17), às 10h, na Praça da Bandeira, bairro Mangabeiras.

A tradicional troca da bandeira é realizada mensalmente por órgãos de segurança pública e, nesta ocasião, será comandada pela Guarda Municipal (GMBH). A solenidade conta com apresentações da banda de música do Exército, desfile de continência dos oficiais da GMBH e execução dos hinos Nacional e da Bandeira.

Os três vencedores do concurso de redação, realizado nas escolas municipais de Belo Horizonte e que tinha a Guarda Municipal como tema, também participam do evento com a leitura dos textos.

O objetivo da cerimônia de troca da Bandeira é resgatar a tradição aos cultos cívicos e símbolos nacionais. As próximas solenidades, neste ano, acontecerão nos dias 14 de agosto, 2 de setembro, 16 de outubro e 19 de novembro, esta última, data em que se comemora o Dia da Bandeira.

A cerimônia

Em 1997, ano de comemoração do centenário de Belo Horizonte, a Praça da Bandeira recebeu um novo desenho arquitetônico com o objetivo de consolidar o local como marco cívico da capital. Criou-se, então, a cerimônia de troca da Bandeira.