FecharX

Centros culturais têm programação especial no Carnaval 2014

<p>Oficinas, exibições de vídeo e exposições e apresentações de blocos fazem parte da ampla programação</p>



Créditos da imagem:
Main centros culturais tem programacao especial no carnaval 2014
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), preparou uma grande programação para o Carnaval deste ano nos centros culturais.

Durante todo este mês de fevereiro, os espaços apresentam uma série de atividades carnavalescas, como oficinas de confecção de máscaras e exposições, além de diversos bailes e apresentações de blocos caricatos. Todas as atividades têm entrada gratuita. 

O Centro Cultural Lagoa do Nado, que fica na região da Pampulha, apresenta a mostra ?Carnavais de Todos os Tempos?, com a exposição de fantasias e instrumentos de escolas de samba, associada ao acervo fotográfico dos carnavais realizados em Belo Horizonte pelo próprio espaço. Também serão exibidos vídeos dos desfiles de escolas de samba de Belo Horizonte. A mostra fica em cartaz até o dia 5 de março, de terça a domingo, das 9h às 17h

Os bailes e gritos de carnaval também agitam os centros culturais. No Padre Eustáquio, a festa fica por conta do Afoxé Bandarerê, com uma proposta nova, trazendo das ladeiras do Pelourinho, em Salvador, a antiga tradição de matriz africana que aproxima a alegria dos orixás aos foliões. A apresentação do bloco acontece no domingo, dia 23, das 13h às 18h.

O Centro Cultural Salgado Filho, por sua vez, prepara uma Matinê de Carnaval, com marchinhas que animam o Carnaval e fazem parte da tradição carnavalesca do Brasil e de Minas Gerais. O evento acontece na quarta, dia 26, das 15h às 17h. Outras festas também acontecem nos centros culturais Lindeia Regina, Vila Fátima, Vila Santa Rita, São Geraldo, Urucuia.

Também estão à disposição do público uma série de oficinas de confecção de máscaras carnavalescas e adereços de carnaval. O Centro Cultural Padre Eustáquio promoveu a sua na última terça e o Centro Cultural São Geraldo oferece a atividade no dia 27, às 16h. Outras oficinas acontecem também nos centros culturais Urucuia, Vila Santa Rita e Vila Marçola.

Clique aqui e confira a programação completa. 

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte