FecharX

Cemig divulga recomendações de segurança para o Carnaval

Cuidados vão desde a armação de palco à utilização de serpentinas metálicas



Créditos da imagem: Robson Vasconcelos
Main 125429 carnaval2014  foto robson vasconcelos
Foliões devem ficar atentos aos riscos relacionados à rede elétrica
Redação Sou BH
29/01/15 às 14:04
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Às vésperas da folia, muitas cidades já realizam suas festas de pré-carnaval. Pensando nisso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), divulgou uma série de recomendações, alertando a população sobre os riscos relacionados à rede elétrica, pois os cuidados com a segurança devem começar antes mesmo da festa.

Segundo o engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, os palanques devem ter sua altura calculada para que não se aproximem da rede elétrica. “A montagem e a desmontagem dessas estruturas precisam ser feitas com cuidado para que nenhum material chegue perto dos fios da rede durante a movimentação”, orienta.

Já os veículos de som e trios elétricos requerem  verificação prévia do trajeto, para evitar a aproximação, de suas partes ou de seus ocupantes, dos fios e equipamentos da rede elétrica, respeitando-se a distância mínima de 1,5 metro. “Os cuidados devem ser redobrados com o deslocamento de carros de som e trios elétricos, uma vez que as hastes de bandeiras podem causar acidentes se entrarem em contato com a rede”, ressalta o engenheiro.

É preciso precaução, também, com as emendas dos fios usados em ligações provisórias de barracas ou equipamentos de som: deve-se usar sempre um elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descarga elétrica. “Vale lembrar que é proibido fazer ligações clandestinas e que somente profissionais qualificados e com a autorização da Cemig podem realizar esse serviço, pois o risco de acidentes é muito grande. Há casos em que esse procedimento feito de forma irregular causou incêndios com pessoas feridas”, alerta Demétrio.

Além disso, o especialista recomenda atenção ao prazo de atendimento para ligações provisórias desses eventos. “O ideal é que os requerimentos sejam enviados à Cemig com, no mínimo, dez dias de antecedência”. Outro cuidado diz respeito à instalação de equipamentos elétricos, como aparelhos de som e refrigeração. O engenheiro atenta para a necessidade de manter esses equipamentos distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente onde houver água.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM é 190. A ligação também é gratuita.

Serpentinas metálicas

A Cemig chama a atenção da população sobre os perigos da utilização de serpentina metálica e os riscos de acidente com a rede elétrica. “As serpentinas e os confetes metalizados, quando arremessados, antes de se dispersar estão concentrados, e podem causar curto-circuito nas redes de alta tensão e provocar acidentes. Por precaução, as pessoas não devem atirar nenhum objeto em direção à rede elétrica”, nem mesmo os sprays de espuma, destaca Demétrio Venício Aguiar.

O uso e a comercialização de serpentinas metalizadas são proibidos desde 2012, pela Lei Estadual 20.374. O indivíduo que descumprir a norma e vender ou utilizar serpentinas metalizadas ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Via Agência Minas