FecharX

Cellos-MG entrega hoje o XI Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT

Evento faz parte da I Jornada pela cidadania LGBT de BH e antecede a Parada do orgulho LGBT da cidade, no próximo domingo



Créditos da imagem: Divulgação
Main 155709 bandeira gay
O “XI Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT” integra a programação da I Jornada pela Cidadania LGBT de BH.
Redação Sou BH
16/07/15 às 16:06
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

Acontece nesta quinta-feira (16), no Museu Histórico Abílio Barreto a entrega do "XI Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT". Iniciativa promovida pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) em reconhecimento a atitudes que fortaleceram a luta do Movimento LGBT e beneficiaram de alguma forma a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no último ano. A cerimônia que se inicia a partir de 19h30, contará com shows de drag queens e um intérprete que fará a tradução simultânea de todo o evento para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre os premiados estão entidades, Organizações Não Governamentais (ONGs), gestores públicos e pessoas que contribuíram para a visibilidade e fortalecimento da cidadania LGBT em Minas Gerais e no Brasil.

Para a presidenta do Cellos-MG, Anyky Lima, o XI Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT “trata-se de um momento de reconhecimento e valorização de parcerias entre Movimento Social e o setor público”. Anyky reconhece a importância da existência de pontes entre o setor público e os movimentos sociais, não ignorando, evidentemente, a necessidade do controle social que deve ser exercido pelos movimentos em relação aos governantes.

O “XI Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT” integra a programação da I Jornada pela Cidadania LGBT de BH. A jornada compreende um mês de atividades como palestras, debates, exposições, apresentações culturais e atos que antecedem a 18ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que acontece no próximo domingo, dia 19 de julho.

Homenageados:

-  Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia
-  Centro Universitário UNA
-  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
-  Grupo dos Dez
-  Toda Deseo
-  Canal das Bee