FecharX

Casamento coletivo vai celebrar a união de 65 casais LGBTI em BH

O Casamentaço vai contar com mais de 400 voluntários e cerca de 2 mil convidados para celebrar todas as formas de amor



Créditos da imagem: Jgolby/Shutterstock
Main 145608 por jgolby shutterstock 444588541
Redação Sou BH
29/11/18 às 12:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

Festejar o amor, seja como for! Essa é a ideia do Casamentaço, um movimento coletivo formado por profissionais de diferentes áreas que está planejando a celebração em grupo da união de 65 casais LGBTI+ no dia 16 de dezembro, em BH. A ideia é reunir voluntários e organizar uma grande festa colaborativa em prol dos direitos da comunidade LGBTI+, que ainda vai contar com uma despedida de solteiro em conjunto na próxima quinta-feira (6), no espaço A Central, no centro de BH.

A ideia de celebrar o amor de todas as formas surgiu quando os espaços A Central e o 104, na Praça Rui Barbosa, começaram a receber vários pedidos de noivos e noivas para promover casamentos. Com a agenda cheia, muitos não puderam ser atendidos. Foi aí que surgiu o Casamentaço. De acordo com a organização do coletivo, o objetivo é acolher as pessoas, garantir os direitos dos LGBTI+ e fazer uma celebração sem custos para os casais. Tudo numa festa com o apoio de diversas áreas, como fotografia, filmagem, maquiagem, alimentação, cerimonial e outras.

Para sair do papel

Para cumprir a proposta, a organização criou uma campanha de financiamento coletivo no site Evoé que vai até o dia 16 de dezembro e vai ajudar a custear a produção da cerimônia (você pode conferir os gastos e ajudar aqui). O coletivo também buscou o apoio de outras empresas. Entre elas, a Melissa, MaxMilhas, Drinks Me, Xeque Matte, Querida Jacinta e Cervejaria Viela.

Ao todo foram 65 casais inscritos e mais de 400 apoiadores, dentre fotógrafos, designers, maquiadores, decoradores e outros. A expectativa é que a festa tenha duas mil pessoas. Segundo o coletivo de apoio, serão cerca de 1.300 convidados dos noivos, 200 da produção, mais 400 de lideranças e ativistas da comunidade LGBTI+, além de convites que serão vendidos para quem quiser fazer parte dessa celebração do amor.

Já nesta quarta-feira (28), o coletivo irá se encontrar com os casais e os voluntários para organizar a festa e discutir como o Casamentaço sairá do papel. Na próxima quinta, o pessoal volta a se encontrar para uma outra festa, desta vez, a despedida de solteiro, que também servirá para arrecadar fundos e divertir os futuros recém-casados.