FecharX

Carnaval de Belo Horizonte terá novo formato em 2014

<p>O anúncio foio feito na última sexta-feira (6) pelo presidente da Belotur, Mauro Werkema</p>



Créditos da imagem: LecaNovo/Sou BH
Main grey
LecaNovo/Sou BH
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

O carnaval de Belo Horizonte será ainda maior em 2014. Para levar mais de um milhão de foliões às ruas da cidade, a prefeitura vai realizar a festa em um novo formato. Uma das principais mudanças no ano que vem é o retorno dos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos para a Avenida Afonso Pena. Pelo percurso, entre a Avenida Carandaí e a Rua da Bahia, estima-se que desfilem seis escolas de samba e nove blocos caricatos.    

A Estação do Samba, tradicionalmente localizada na Praça da Estação, será ampliada e a programação musical estará distribuída em 12 palcos. As praças da Estação, da Savassi e da Pampulha vão contar com palcos estratégicos que vão servir de ponto de encontro para foliões curtirem diversos shows, de nomes locais e nacionais do samba. Nas nove regionais da cidade palcos garantirão que nenhum folião fique de fora da festa. É esperada a participação de mais de 70 artistas do samba.

De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o novo formato do carnaval irá garantir a concentração de pessoas em pontos estratégicos da cidade, além de democratizar a folia, já que a programação estará disponível em várias regiões. ?Queremos possibilitar, juntamente com todos os órgãos parceiros, uma melhor logística de deslocamento, segurança e alegria para o folião, além da manutenção da limpeza e do patrimônio da cidade?, disse.

Cadastramento dos blocos de rua

Pensando na organização e na melhor distribuição dos blocos de rua, a Belotur lançou um hotsite para cadastramento dos blocos de rua que pretendem desfilar em 2014. No formulário online, que ficará aberto para inscrição até o dia 15 de janeiro, o organizador do bloco de rua preencherá informações como local detalhado de onde se apresentará, data e horário do desfile, estimativa de público de 2013 e previsão para 2014 e percurso do desfile, entre outros dados. O endereço eletrônico para o cadastramento é www.carnavaldebh.com.br.

O cadastramento dos blocos tem o objetivo de identificar, quantificar e mapear os grupos que pretendem desfilar para garantir infraestrutura e organização para o folião e para a população. A previsão é de que mais de 200 blocos desfilem por Belo Horizonte em 2014.