FecharX

Capela na Casa Fiat de Cultura será aberta ao público

Missas serão celebradas sempre aos sábados pelo Monsenhor Lázaro de Assis Pinto



Créditos da imagem: Anne Morais
Main 190144 capela de santana casa fiat foto anne morais
Capela de Santana
Redação Sou BH
05/02/15 às 20:06
Atualizado em 01/02/19 às 19:05

Após décadas de celebrações reservadas, a Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 - Funcionários) estará aberta pela primeira vez ao público para missas semanais. As missas serão celebradas pelo Monsenhor Lázaro de Assis Pinto, semanalmente, sempre aos sábados, a partir do dia 7 de fevereiro, às 11h.

Além de participar das missas, o público que visitar o local poderá apreciar tesouros da arquitetura modernista de Belo Horizonte e a escultura de Santana Mestra, com traços do século 18, esculpida em madeira, de autor desconhecido. A obra pertenceu a um fazendeiro dos arredores de Belo Horizonte e foi doada à primeira dama Francisca Tamm Bias Fortes especialmente para homenagear a santa padroeira da capela.

Outra atração do espaço é a ampla área verde, com mais de 70 árvores centenárias que são preservadas pela Casa Fiat. 

Capela de Santana

A Capela de Santana foi construída no final dos anos 1950, por iniciativa da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes, esposa do Governador José Francisco Bias Fortes, conhecida como Dona Queridinha. A dedicação a Santana, como sua padroeira, se deve ao fato de que, em dias do Curral Del Rei, existira nas proximidades da atual Praça da Liberdade uma capela com a mesma invocação, cuja imagem, considerada milagrosa, foi conservada e passou a ser venerada em igreja construída no bairro da Serra, em 1931. A nova capela foi projetada pelo arquiteto Gilson de Paula e sua execução esteve a cargo dos engenheiros Afonso Ferreira de Castro e Arduino Comini Filho. Em homenagem a sua idealizadora, Dona Queridinha, a Capela, vista de cima, tem formato de "Q".

Em 26 de julho de 1957, dia de Santana, foi lançada a pedra fundamental da nova capela, com a presença do presidente da República e de outras autoridades. A inauguração se deu em oito de dezembro de 1958, com uma grande.

O lotação do espaço é de 80 pessoas.

Observação: No sábado de carnaval, 14 de fevereiro, não haverá celebração.